A ARM está já a pensar nas gráficas dos próximos chips mobile e, por isso mesmo, apresentou as GPU de próxima geração de smartphones, as Mali-G31 e Mali-G52, além de novos processadores visuais e processador de imagem, com grande foco na realidade aumentada e eficiência energética.
Na verdade, a Mali-G52 substitui a Mali-G51 oficializada já em 2016 e destina-se muito claramente a smartphones de gama alta e televisões. Face à G51, as pipelines foram duplicadas para 8, com o que a performance aumentou 31% e a aprendizagem automática melhorou em 3.6 vezes. Se bem que estes multiplicadores sejam sempre um mistério pouco especificado, o resultado líquido deverá ser uma GPU mais capaz de se adequar à nova era de reconhecimento de cenas e tratamento de imagem em fotografia.
A Mali-G31, entretanto, está mais vocacionada para a eficiência energética em equipamentos de gama média, combinada com núcleos Cortex A55 ou derivados, sendo o mais pequeno chip da ARM com suporte para OpenGL ES 3.2 e Vulkan API. A Mali-G31 é 20% mais pequena que a Mali-G51, enquanto melhora a performance em 20% e optimiza a experiência da interface do utilizador em 12%.
Quanto ao processador de imagem Mali-D51 e ao processador de vídeo Mali-V52, estes permitem aumentar significativamente a performance visual num amplo espectro de equipamentos. O Mali-D51 é o primeiro processador de imagem da nova arquitectura Komeda e em combinação com a tecnologia Assertive Display 5 permitirá generalizar as imagens HDR em equipamentos mainstream. Já o Mali-V52 fará o mesmo pelo vídeo, permitindo que o 4K chegue a mais dispositivos.
A ARM não especificou quando estes chips poderão começar a chegar ao mercado, mas o seu destino transcende em muito os smartphones. Antes, destinam-se a smartphones, tablets e televisões, todos tendo que abraçar novas tecnologias como os serviços de streaming e o picture in picture, enquanto permitem reconhecimentos de comandos de voz e por gestos, gerando múltiplas camadas no nosso ecrã que puxam cada vez mais pela capacidade de processamento dos nossos equipamentos.