Nunca digam nunca: a Asustek (aka ASUS) chega tarde à corrida pela realidade virtual, mas chega todavia, com o início da produção de um dispositivo de realidade virtual marcado para o Outono.
Especificamente, estamos a falar de óculos de realidade virtual com ecrãs próprios, com recurso muito provavelmente a painéis OLED fabricados pela Samsung Display.
A Asustek iniciou para já o processo de escolha de fornecedores para os diversos componentes do futuro HMD (Head Mounted Display), com foco em fornecedores oriundos de Taiwan.
Há, obviamente, mais nesta história. Os primeiros indícios de que a ASUS estaria a trabalhar num dispositivo VR chegaram ainda em Maio de 2016 quando um par de óculos VR foi exibido na Computex, sem qualquer explicação sobre a natureza do dispositivo.
Acelerando até Dezembro de 2016, vemos a Microsoft a anunciar headsets de realidade virtual e realidade aumentada em parceria com diversos fabricantes de topo, incluindo a ASUS. Um dos frutos destas parcerias já começou a amadurecer com o anúncio, durante a GDC de São Francisco, de que os kits de desenvolvimento da Acer seriam disponibilizados a partir de Março.
Ao unirmos este puzzle, é altamente provável que o futuro headset VR ASUS seja um dispositivo para ambiente Windows 10. A grande novidade da Creator’s Update do Windows 10 é precisamente a compatibilidade com dispositivos VR e AR, num ambiente holográfico com mais de 20,000 apps.
As especificações lançadas pela Microsoft em parceria com a Intel são baixas, destinadas a criar dispositivos com um preço base a começar nos $299, e compatíveis com computadores relativamente antiquados, mas capazes de correr o Windows 10.
Aqui ficam portanto as dúvidas quanto à gama de preço e especificações em que o HMD Asustek encaixará. Mas a perspectiva de podermos utilizar o ambiente holográfico Windows com 4GB de RAM num computador com dois ou três anos é certamente excitante e a ASUS parece alinhada para fazer parte do Boom da realidade virtual e realidade aumentada.
Por último, se bem que o Outono ainda está distante, a ASUS não tem falta de experiência no domínio do Ar e VR. Em Janeiro, a tecnológica anunciou o ASUS ZenFone AR, o primeiro dispositivo móvel a juntar as tecnologias Google DayDream e Google Tango num único terminal.
Será já em Março que o ZenFone AR chegará ao mercado, e a verdade é que não podemos esperar para ver o potencial deste promissor e inovador dispositivo.