A marca alemã não parece tirar o pé do acelerador no que respeita à produção de SUV: Q2, Q3, Q5 e Q7. Pois bem, desta vez é o Audi Q8 Concept, prognosticado como o próximo topo de gama da marca, chega ao mercado com pelo menos dois rivais de peso: os já conhecidos BMW X6 e Mercedes GLE.
Futurista e Robusto
O novo modelo da série Q apresenta-se com um perfil ligeiramente mais coupé do que é habitual ver num SUV de quatro argolas. No entanto, trata-se de um SUV-coupé de grandes dimensões: 5,02 metros de altura, 2,04 metros de largura e 1,70 metros de altura, com uma distância entre eixos de 3 metros. Além de mais largo e curto que o Q7, o Audi Q8 Concept é também mais baixo cerca de 40 mm.
Na parte frontal destaca-se a grelha octogonal single frame, acompanhada com óticas com tecnologia Matrix Laser Digital, que combinados dão um ar futurista e agressivo, sempre com a identidade da marca bem presente.
A parte traseira apresenta-se com uma forma afunilada, com farolins verticalmente unidos, sendo um dos pontos de referência pretendidos pela marca alemã para futuros modelos com tecnologia e-tron, que já será falado adiante.
As portas não contam com as tradicionais molduras. Quer isto dizer que as portas detetam a aproximação das mãos e destrancam-se, automaticamente. Uma espécie de “abre-te Sésamo!”
Relativamente às jantes, o Q8 Concept é “calçado” de forma proporcional à sua robustez: jantes 23 polegadas.
Adeus botões! Bem-vindo à era digital.
Devido à sua traseira afunilada, o interior do Q8 Concept conta apenas com 4 lugares, mas descanse: é esperada a versão de 5 lugares na versão de produção.
A novidade é que todo o painel frontal vai estar equipado com ecrãs. A consola central de 12,3 polegadas terá uma resolução superior aos até agora vistos noutros modelos da marca, com um painel de instrumentos Virtual Cockpit, uma tecnologia de realidade aumentada que vai permitir juntar o mundo real… ao virtual. O 2º ecrã será dedicado a informação e entretenimento.
O porta bagagens tem uma capacidade de 630 litros: é muito espaço, acredite.
Potente, agressivo, nervoso, … ecológico e económico?
Sim. No Audi Q8 Concept podemos usufruir da tecnologia e-tron: combinação do motor 3.0 TFSI de 6 cilindros alimentado a gasolina que debita 333cv, com o motor elétrico de 100kW alimentado por uma bateria de iões de lítio de 17,9kWh.
Combinados, debitam 450cv e 700Nm (mais 170Nm que o Audi R8 5.2 FSi quattro). No entanto é possível fazer um consumo médio de 2,3l/100 km, tendo assim uma autonomia estimada de mais de 1000 km com o depósito de 85 litros devidamente atestado.
Com toda esta potência, o Q8 Concept consegue fazer 5,4s dos 0-100km/h, atingindo uma velocidade máxima de 250km/h (limitado eletronicamente).
Em modo EV, o Audi Q8 Concept consegue ter uma autonomia de 60 km, sendo o seu tempo de carregamento de 2 horas e 30 minutos.
No que respeita à transmissão, o Q8 Concept conta com uma caixa automática triptronic de 8 velocidades.
O Q8 Concept é ainda equipado com uma suspensão pneumática que permite elevar a besta até 90mm. Quanto ao sistema de travagem, discos de carbocerâmica de 20 polegadas: têm que ser proporcionais à máquina. Relativamente à tração, nada de surpreendente: tração integral quattro.
Se ainda assim não achar este SUV-Coupé nervoso o suficiente, pode sempre optar pela versão SQ8 Concept, equipado com um motor 4.0 Bi-turbo a diesel com 430cv. Mas para isso, terá provavelmente que esperar até 2019.
O Audi Q8 Concept ainda não está a ser produzido. No entanto, a sua produção vai realizar-se em Bratislava, na Eslováquia, onde já é produzido o Audi Q7.
Os preços ainda não foram desvendados, mas sabendo que este modelo “se senta em cima do Q7”, subentende-se que o investimento seja um bocadinho mais oneroso.
Fonte: Autoexpress Motor24