A cidade de Namie, pertencente a Fukushima no Japão, irá ver as suas ruas iluminadas pela Nissan. A empresa japonesa irá usar as baterias de carros eléctricos usados, bem como um conjunto de painéis solares para alimentar os postes de luz em Namie.

Reborn Light é o nome deste projecto, que está a ser encarado não apenas como uma obra pública mas como algo ligado à arte moderna. As luzes angulares e minimalistas não necessitam de cabos adicionais para funcionarem. As suas bases são constituídas por células usadas dos Nissan Leaf usados, cujas baterias duraram mais tempo do que a vida útil do automóvel.

Este fim de semana a 4R Energy Corporation da Nissan irá testar um protótipo desta tecnologia, sendo que a empresa planeia uma implementação em grande escala ainda para este ano. Um porta-voz da empresa revela os planos da Nissan de levar luz a locais que nunca a tiveram.

Nissan will light up places in the world that were never lit before

A Nissan tem estado desde há uns anos a investir tempo e dinheiro na pesquisa de formas de reutilizar as baterias EV. Estas investigações incluem formas de combiná-las para que possam servir como fonte de energia para edifícios e residências. Estes sistemas podem ser úteis em várias situações, nomeadamente quando há uma falha na rede eléctrica ou ainda para armazenar electricidade comprada na rede eléctrica, um sistema semelhante à Powerwall da Tesla.

A cidade de Namie tem estado em permanente recuperação depois do terramoto seguido de tsunami em 2011. Assim, é possível que os planos da Nissan a levem a implementar esta nova tecnologia noutros locais devastados por desastres naturais.

O nome do projecto, Reborn Light, remete-nos para algo que renasce dando força à afirmação de um porta-voz da Nissan que refere que mesmo quando as baterias já não têm utilidade para os carros eléctricos, estas podem continuar a ser utilizadas para servir outros propósitos e necessidades humanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui