A lápide do BlackBerry Motion ainda não está escrita. Se muitos pensavam que o dispositivo poderia ficar esquecido pela BlackBerry Mobile, há alguns dias que o Motion está a receber mais uma atualização, desta vez contendo o patch de segurança de Setembro.
O meu próprio Motion já recebeu há alguns dias a atualização ACD519, e esta deverá chegar rapidamente a mais unidades. Com 107MB, a atualização ACD159 inclui fundamentalmente o patch de segurança de Setembro, voltando a colocar a segurança na ordem do dia e mantendo o compromisso dos Android Enterprise Recommended, que devem disponibilizar os updates de segurança em 90 dias após o lançamento destes pela Google. Não verifiquei para já mais nenhuma alteração, e sem changelog não é possível validar se alguma existiu.
A atualização regular do Motion é interessante do ponto de vista da aposta da BlackBerry Mobile em manter a segurança dos seus dispositivos, já que no momento em que escrevo estas linhas, o BlackBerry Motion entra do terceiro ano de vida, ainda sem sucessor à vista. Embora tenha dito em Janeiro que precisamos mesmo de um sucessor para o Motion, era a partir do ponto de vista que os equipamentos com as suas características de segurança, durabilidade e autonomia são raros.
Todavia, neste momento com um Motion colocado ao lado do portátil, mantêm-se as minhas palavras em Março: continua um smartphone válido e que acrescenta o prazer da utilização. Agora, como por então, um Motion custa €399. É um preço pesado face a um ecrã longe das exigências do público contemporâneo, e um processador desfasado, mas por extraordinário que pareça, continuamos a não ter alternativas de €400 que reúnam robustez, proteção IP68, autonomia e segurança equivalentes, mas melhorem processador e ecrã.
Isto será talvez um testemunho à solidez da concepção inicial do Motion.