Bose Earbuds Ultra Open: um cisne ao serviço da qualidade áudio

0

Não é fácil definir os Bose Earbuds Ultra Open. A icónica marca de produtos premium de áudio, e sobejamente conhecida pelas soluções com cancelamento de ruído de topo revelou hoje os Bose Earbuds Ultra Open. Serão uma revolução? Serão a solução para um dos problemas insolúveis do áudio portátil? O design arrojado e inovador dos Bose Earbuds Ultra Open mostram-nos pelo menos uma abordagem atípica que desde logo aguça a curiosidade.

Para os utilizadores de auriculares há geralmente dois caminhos: um selo apertado com borrachas de diversos tamanhos que fornecem um isolamento avançado e com isso oferecem melhor terreno para cancelamento de ruído, ou um desenho intra-auricular aberto, que deixa passar muito mais ruído ambiente. Parecia fácil decidir pelo primeiro caminho, mas há quem não aprecie o isolamento potencialmente excessivo destes equipamentos em relação aos ruídos ambientes.

Já o segundo tipo de auriculares, em detrimento do isolamento sonoro, um palco muito mais amplo para a música, já que a ressonância não se limita ao nosso canal auditivo, mas menor densidade e claridade, pela infiltração de ruídos. Para quem nos rodeia, os auriculares de desenho aberto têm um inconveniente maior: a filtração de som para o exterior.

Ora bem, com os Bose Earbuds Ultra Open a Bose promete resolver estes problemas, fornecendo num desenho aberto a densidade sonora e detalhe dos auriculares de desenho fechado, com um design que permite que possamos usufruir do nosso som de forma privada, sem filtragem para o exterior. Tudo isto sem sequer importunar o nosso canal auditivo.

E é precisamente aqui que, para lá de toda a qualidade sonora, há outro problema que os Bose Earbuds Ultra Open parecem resolver: o facto dos auriculares de desenho aberto tenderem a simplesmente cair do ouvido. Os auriculares da Bose recorrem a um encaixe flexível pensado para se enrolar no nosso lóbulo. Desta forma, o desenho leve não perturba o nosso canal auditivo, mas também não se solta facilidade, e a Bose diz-nos que usar estes auriculares para desporto será canja. Pelo conforto e segurança, claro, mas também pela certificação IPX4.

Para quem usa óculos, certamente há uma cereja no topo do bolo: este abraçar do lóbulo não pressionará a orelha e os óculos como outros desenhos com algum tipo de barbatana ou suporte adicional.

O segredo do Open Audio

Três parágrafos só para explicar os problemas que os Bose Earbuds Ultra Open podem resolver. O seu segredo é o Open Audio.

Os Bose Earbuds Ultra Open são constituídos de três peças principais: uma cabeça que é o “bud” propriamente dito e um cilindro com a bateria, unidos por uma junta flexível em silicone que é então a responsável por abraçar o lóbulo da orelha. A cabeça deste cisne no final desta junta flexível é um desenho prodigioso de engenharia sonora. O som não sai daqui exatamente descontrolado: uma cavidade acústica foi finamente talhada para emitir o som de forma cuidadosamente direcionada, encaminhando-o num feixe construído para o puro centro da nossa cavidade auditiva.

E esta é uma diferença crucial em relação a outros auriculares, cujo som sai sem particular disciplina da cabeça e por isso se dissipa e polui antes de nos chegar. Aqui, o feixe direcionado permitirá – em teoria pelo menos – que ao ouvido chegue um áudio muito mais puro e nítido. Ao mesmo tempo, porque é tão direcionado, não deverá refletir tanto por comparação a desenhos tradicionais sem isolamento.

Áudio imersivo, sem perder de vista o ambiente

Os Bose Earbuds Ultra Open contêm em si um conjunto impressionante de tecnologias sonoras, incluindo Qualcomm aptX Adaptive para áudio lossless via Bluetooth 5.3. Mas incluem igualmente o impressionante áudio imersivo da Bose, e que experimentamos para grande deleite nos Bose QuietComfort Ultra Headphones. Esta tecnologia permite criar uma sensação muito mais tridimensional do som ao permitir posicioná-lo num ponto à nossa frente e que reage às mudanças de posição da cabeça.

Alguma vez usaram esta tecnologia para ver um concerto na televisão? É algo fora deste mundo, e com os Bose Earbuds Ultra Open podemos utilizar o SimpleSync para emparelhamento rápido e simplificado com colunas ou soundbars inteligentes da Bose.

Comodidade avançada

Os Bose Earbuds Ultra Open não deixaram de lado o conforto. A sermos francos, há até detalhes impecáveis na apresentação, como a caixa incluir um mosquetão de metal para podermos fixar os auriculares numa fivela das calças ou alça da mala, impedindo que ande aos trambolhões dentro desta, ou a roçar até se desgastar em bolsos de jeans apertados partilhados com chaves e trocos.

Depois, em acréscimo a controlos convenientes através de botões, a Bose implementou a funcionalidade de áudio com volume automático, que aumenta – como o nome indica – o volume para acompanhar o aumento de ruídos externos.

Por fim, os novos auscultadores Bose Ultra Open Earbuds incluem um estojo rígido para os guardar e recarregar, bem como um cabo de carregamento USB tipo C. Poderá escolher entre duas cores: preto e branco fumado. Este estojo inclui 19.5H de tempo adicional de reprodução, um valor muito simpático, mais a carga dos auriculares a durar até 7.5H (4.5H com áudio imersivo).

Os Bose Ultra Open Earbuds estão disponíveis por €379.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui