Numa cerimónia em Madrid que se repetirá amanhã em Lisboa, a Espanhola BQ anunciou oficialmente os novos topos de gama da marca, reunindo hardware de gama média a boa qualidade de construção e à já reconhecida perícia da BQ para criar valor acrescentado nas suas criações Android.
BQ Aquaris X e X Pro retomam as linhas gerais do bem amado Aquaris X5, com alumínio nos contornos e capa posterior em policarbonato. São os elementos fundamentais do seu antecessor e não vemos porque não manter um design francamente apelativo.
Ambos possuem um ecrã FHD de 5.2 polegadas.
Também na câmara o Aquaris X Pro se distingue, apostando num sensor Samsung 2L7 de 12MP com tecnologia Dual Pixel, pixéis de 1,4 micrómetros e abertura de f/1.8. Diga-se ainda que o BQ Aquaris X Pro tem o rebuçado extra de gravar em 4K.
Por comparação, o BQ Aquaris X será equipado com um Sony IMX298 de 16MP. Trata-se de um chip consagrado e de qualidade reconhecida, mas com uma abertura de f/2.0, portanto menos capaz em baixa luminosidade. A câmara frontal é de 8MP em ambos os dispositivos.
Do lado do processador, ambos os Aquaris X apresentam um moderno processador Qualcomm Snapdragon 626, se bem que o BQ Aquaris X possua apenas 3GB de RAM e o BQ Aquaris X Pro seja mais generoso com 4GB de RAM.
Quanto ao armazenamento interno, o BQ Aquaris X apresenta muito interessantes 32GB, enquanto o seu irmão maior vai mais longe com opções de 64 e 128GB.
Outros destaques dos novos dispositivos passam pela bateria de 3100mAh com QuickCharge 3.0 da Qualcomm, a portable USB-C e o leitor de impressões digitais. Surpreendentemente, a BQ alterou um pouco o seu modus operandi e inclui um carregador na caixa. Será uma possível imposição do carregamento rápido do smartphone, que não queremos deixar nas mãos de carregadores baratos.
Numa grande aposta da BQ, ambos os dispositivos chegam já com a mais recente versão disponível no mercado, o Android 7.1.1. Nougat. Como a TekGenius deu conta, a nova versão apresenta amplas novidades, como um novo launcher, a nova app fotográfica, e novos gestores de chamadas e SMS com compatibilidade com o novo padrão RCS.
Amanhã a TekGenius poderá dar uma visão mais aprofundada destes dispositivos e informar em primeira mão os preços ainda por anunciar em Portugal.
O artigo tem alguns erros.
O mais caro chama-se BQ Aquaris X Pro não Plus.
E infelizmente em vez de ser de 5.5 polegadas é de 5.2 como o Aquaris X.
O BQ Aquaris X Pro é muito caro, acho que eles nunca ouviram falar do smartphone OnePlus 3T.
O BQ Aquaris X é um BQ Aquaris X5 Plus com um processador mais fraco em desempenho mas mais forte no processo de fabrico mais recente, para durar mais a bateria.
Não deixando de ser bons equipamentos fiquei desiludido, estava à espera de outra coisa.
Boa tarde Germano, acuso inteiramente o lapso quanto aos erros apontados e já os corrigi e agradeço a atenção. Amanhã ficaremos a saber os preços para Portugal, que deverão ser algo mais onerosos…