O WhatsApp, serviço de mensagens do Facebook está a testar a capacidade de editar ou recuperar mensagens que já foram enviadas. Isso significa que pode eliminar ou editar uma mensagem mesmo depois de já ter sido enviada.
A funcionalidade só funciona se o destinatário não tiver lido a mensagem ainda. Se a mensagem foi simplesmente recebida por um smartphone, mas não lida a funcionalidade ainda funciona.
Esta novidade foi detectada pela primeira vez pela conta do Twitter @WABetaInfo que monitoriza funcionalidades que o WhatsApp está a testar em todas as plataformas.
2.17.3.28 iOS | 2.16.399+ Android: Live Location feature, that tracks the live location of other group participants (DISABLED BY DEFAULT). pic.twitter.com/pYEXT1nxyR
— WABetaInfo (@WABetaInfo) 26 de janeiro de 2017
Esta está a ser testada nas versões beta do WhatsApp em Android e em iOS. A actualização adiciona as opções “eliminar” e “editar” para mensagens que ainda não foram visualizadas. A partir das imagens, parece que a mensagem é substituída por “Sender revoked the message”, para que os seus amigos saibam que está a esconder algo.
O WhatsApp também está a testar uma funcionalidade que relembra as “Stories” do Snapchat. Irá melhorar a característica actual do “status”, onde os utilizadores podem adicionar uma imagem com uma legenda ou um doodle que desapareça após 24 horas. Semelhante ao Snapchat e ao Instagram, os utilizadores também podem responder às stories dos outros.
Uma terceira funcionalidades que está a ser testada agora, com o nome”live location tracking”, onde os utilizadores disponibilizam a sua localização em tempo real a outras pessoas que participam numa conversa.
Uma vez que as funcionalidades ainda estão em fase beta, ainda não se sabe quando é que estas estarão disponíveis para todos os utilizadores do WhatsApp.