A HMD Global, detentora da marca Nokia, anunciou hoje em Taiwan o novo Nokia X71, o seu primeiro smartphone numa nova geração de equipamentos que apostam forte em inovações como os ecrãs perfurados e as câmaras de elevada resolução, especificamente uma câmara de 48MP com lentes ZEISS.
Um bocadinho de Nokia, e um bocadinho de novidade, o Nokia X71 é ao mesmo tempo inovador e seguro, já que deixa de lado tecnologias ainda por provar, como o leitor biométrico no ecrã, mas aposta noutras que serão seguramente a tendência em 2019, nomeadamente o ecrã perfurado para alojar a câmara frontal. O Nokia X71 aposta assim num ecrã de 6.3 polegadas PureView com resolução FHD+ que atinge um rácio de 93% de ecrã activo, graças à pequena perfuração para a câmara frontal de 16MP.
A fotografia é uma aposta forte do Nokia X71, equipado que está com uma câmara tripla na face traseira. A primeira unidade é sem dúvida impressionante: 48MP f/1.8 da Samsung que promete resolução de detalhe acima de crítica, embora a marca não tenha revelado o fabricante. Entretanto, uma câmara ultragrande angular com 120º e 8MP de resolução está lá para as paisagens, enquanto uma terceira câmara de 5MP tem a função de captura de dados de profundidade.
Mas, o que recebemos por dentro? A Nokia optou pelo Snapdragon 660, um processador com quase dois anos, mas ainda muito eficiente. O octa-core é acompanhado de 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, portanto aliando performance mais do que capaz, a memória muito generosa que pode ser expandida via cartão microSD. A bateria é 3500mAh, com carregamento rápido de 18W.
O Nokia X71 chega com o Android Pie já de fábrica, mas não temos confirmação de que será um Android One. A HMD fez, de resto, um bom trabalho nas funcionalidades do Nokia X71, não abdicando do jack de áudio.
Uma última palavra para o design atraente do Nokia X71, que segue as linhas gerais dos equipamentos da HMD, com remates dourados na moldura em metal. Uma particularidade do desenho é mesmo a luz de notificações, curiosamente inserida na tecla power.
Quanto vale um Nokia X71? Algo perto dos €300, mas apenas no mercado Asiático, já que não existe ainda confirmação do seu lançamento no mercado internacional, onde poderá chegar como Nokia 6.2.. Ou Nokia 6.2 Plus. Considerando a confusão que é a nomenclatura da HMD para os seus diferentes mercados, não há totalmente como ter a certeza, mas venha ele, qualquer que seja o nome!