Fotógrafos profissionais e entusiastas tiveram nos últimos anos uma relação de reverência com a Canon EOS 6D, que poderá agora ser transferida para a Canon EOS 6D Mark II, que atira a sua antecessora definitivamente para a obsolescência.
A nova EOS 6D Mark II apresenta novas funcionalidades, novo sensor e um bem-vindo ecrã traseiro articulável. Este ecrã aumenta a potencialidade da câmara para a gravação de vídeo e composição, mas no geral o layout é semelhante ao da 6D original, facilitando a transição.
O novo sensor apresenta 26.2MP de resolução, e uma gama ISO 100-40.000. O sensor inclui o já consagrado Dual Pixel, sistema da Canon que permite foco veloz em Live View e durante a captura de vídeo que aqui se limita a 1080/60p.
O processador de imagem DIGIC 7 autoriza uma carência de disparo muito interessante de 6.5fps em foco contínuo. Falando no foco e fotometria, a Canon EOS 6D Mark II recorre a um sistema de 7650 pixéis RGB-IR, e via a ocular com 98% de cobertura e temos acesso a um sistema de foco de 45 pontos, todos do tipo cruzado. Este último predicado garante que a 6D Mark II terá uma prestação muito rápida no foco, superando perfeitamente a sua antecessora nos ambientes de reportagem em concertos e eventos em que esta se movia tão bem.
Do lado da conectividade, a Canon EOS 6D Mark II inclui NFC, GPS e Bluetooth, mas não possui entrada para auscultadores, enquanto chega com apenas uma ranhura para cartões SD UHS-I. Será uma omissão, mas não totalmente grave, tendo em conta o público alvo, mas ainda assim teria sido sensível a sua inclusão.
A Canon EOS 6D Mark II mantém ainda protecção contra os elementos, embora a sua extensão não tenha sido aprofundada.
A Canon EOS 6D Mark II estará à venda no final de Julho de 2017, por um preço perto dos €2,000.00 sujeito a confirmação.