O prémio para Carro do Ano foi estabelecido em 1964 por um conjunto de publicações do sector automóvel de diferentes países europeus. Os actuais organizadores deste prémio são: Auto (Itália), Autocar (Reino Unido), Autopista (Espanha), Autovisie (Holanda), L´Automobile Magazine (França), Stern (Alemanha), Vi BilÄgare (Suécia).
O Júri do Carro do Ano de 2018 é constituído por 60 membros representando 23 países europeus. A representação national no Júri está relacionada com o tamanho do mercado automóvel de cada país e a importância para a indústria do sector. França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha têm 6 membros, enquanto que outros países têm menos em termos proporcionais.
São sete os nomeados para Carro do Ano que saíram de uma lista de 37 candidatos. O vencedor irá ser anunciado no Salão de Geneva no dia 5 de Março de 2018.
Vamos então aos sete nomeados:
1) Alfa Romeo Stelvio
Apresentado no ano de 2016 em Los Angeles, este foi o primeiro SUV desenvolvido pela marca italiana. Recebeu 5 estrelas Euro NCAP, com 97% na protecção de passageiros adultos. Conta ainda com sistema de tracção integral Q4, perfeita distribuição do peso 50/50 e cambota do motor em fibra de carbono.
2) Audi A8
Esta é a quarta geração do Audi A8, que apareceu pela primeira vez ao público num anúncio ao filme Homem-Aranha, conduzido pelo inevitável Peter Parker. Com um preço a rondar os 120.000€, o Audi A8 oferece 400 funções personalizáveis e ainda 41 sistemas de assistência à condução.
3) BMW 5-Series
Denominado pelo marca alemã como um executivo desportivo, o BMW Série 5 já vai na sua sétima geração. A grande inovação foi a introdução do Assistente de Condução Plus que permite a condução automatizada em congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas.
4) Citroën C3 Aircross
O récem-chegado Citroën C3 Aircross foi o SUV compacto desenvolvido pela marca francesa para satisfazer o segmento em maior expansão. Este destaca-se pelo design arrojado, combinação de cores e a flexibilidade no interior.
5) Kia Stinger
O Kia Stinger é o modelo com maior aceleração de sempra da marca coreana. Este Gran Turismo terá sido parcialmente inspirado no design da garrafa da Coca-cola e já venceu o Prémio EyesIn Design 2017.
6) SEAT Ibiza
A quinta geração do SEAT Ibiza foi apresentada no Salão Automóvel de Geneva e venceu o prémio reddot design de 2017. É a primeira geração a utilizar a nova plataforma modular MQB A0, que foi usada também no Volkswagen Polo.
7) Volvo XC40
Récem-chegado ao mercado, o Volvo XC40 é o primeiro Volvo a utilizar a nova plataforma CMA e também o primeiro SUV compacto da marca sueca.
Esperemos então pelo dia 5 de Março para vermos quem sucederá ao Peugeot 3008 como o Carro do Ano em 2018.
Em que carro votarias? (Responde na secção de comentários)
O meu voto é para o Citroen C3 Aircross pois ele vai além do carro do ano atual, o SUV Peugeot 3008. Mas acho que o eleito possa ser o Kia uma vez que os coreanos nunca levaram um título e ele ser mais surpreendente, não melhor, dos que os demais sedãs. Os outros SUVs não agregam muito em relação ao Peugeot 3008.
[…] passado mês falamos aqui dos nomeados ao prémio Carro do Ano de 2018. Agora vamos prestar a devida atenção ao vencedor […]