Supra é um nome que os amantes de carros nunca vão esquecer facilmente. Primeiro porque é um ícone automobilístico, depois porque a Toyota decidiu trazer este modelo de volta. Sim, estamos perante o regresso de uma lenda do mundo automóvel. O GR Supra Concept fez a sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Genebra deste ano e, 16 anos depois do final da sua produção, este seu regresso promete trazer muitas memórias aos fãs deste modelo desportivo.
O GR Supra Racing Concept também não deixou que o seu nome fosse esquecido graças à sua presença como carro de corridas na série de jogos de condução Grand Turismo, exclusivo da PlayStation. Para além disso, foi também estrela no primeiro filme da série de acção de grande sucesso mundial Fast&Furious.
Mas voltando um pouco à sua história, o nome Supra foi apresentado pela primeira vez em 1978 numa versão maior e mais potente da segunda geração do Celica. Depois disso, ganhou espaço e mérito próprio e estabeleceu-se no mercado como um modelo bem sucedido. Este modelo pioneiro e original é conhecido como A40 e teve três sucessores: o A60 em 1981, o A70 em 1986 e o A80 em 1993.
Este desportivo manteve-se então em produção até 2002, altura em que a sua produção foi suspensa. Neste altura este era o modelo de produção em série da Toyota mais potente.
O A80, a geração de Supra produzida em 1993, ganhou uma maior popularidade graças à sua participação no desporto automóvel, onde fez muitos fãs, tornando-se um modelo a não perder de vista na disciplina All-Japan GT, o que corresponde à actual Super GT, chegando ao pódio quatro vezes na classe GT500. Mas as competições por terras nipónicas não foram um exclusivo para este Cupra, este desportivo participação na American IMSA na década de 80 e em Le Mans n década de 90.
O GR Supra Racing Concept é um carro compacto, de duas portas e com uma configuração purista de motor dianteiro e tracção traseira. Para além disso, toda a sua construção é feita com materiais leves.
Este protótipo foi criado pela TOYOTA GAZOO Racing e tem como objectivo expressar a qualidade “Fun to Drive – divertido de conduzir”. O número “90” nas suas portas remete ara o nome de código do Supra. Para além disso, é também uma pista para o regresso de um quinta geração do Supra anunciado por este concept.
O GR Supra Racing Concept irá seguir as pisadas do seu antecessor original e deverá ser apresentado numa nova actualização do jogo Grand Turismo Sport, cujo lançamento está agendado para Abril deste ano.
No que diz respeito ao seu design, este concept tem um design dramático com uma grande asa traseira. Para alguns elementos como o para-choques dianteiro e traseiro, divisor dianteiro e difusor traseiro, saias laterais, caixas dos espelhos retrovisores exteriores e asa traseira, o material escolhido é rígido mas leve. O capot é fabricado a partir do mesmo material e apresenta entradas de ar com cortina. Já o pára-brisas e janelas laterais são feitos de plástico.
O seu chassi tem uma suspensão dianteira e traseira rebaixada, com componentes de equipamento original. As jantes BBS com fixação de porca central estão equipadas com pneus de corrida Michelin. O sistema de travagem usa pinças e discos da Brembo Racing. Vem ainda equipado com um escape de competição.
O habitáculo deste GR Supra Racing Concept vem equipado com um painel de bordo de corrida e o banco do condutor e arnês de segurança da OMP, que forneceu também o volante de remoção rápida, com uma coluna de competição e equipado com um sistema de passagens de caixa por partilha. As portas são revestidas com painéis de fibra de carbono e o painel de bordo inclui um mostrador de competição.
Os requisitos de segurança do desporto automóvel são cumpridos por um estrutura tubular anti-capotamento completa, extintores de incêndio, tubagens de alimentação e de travagem, caixas de pedais, bateria e cablagens.