Muitas notícias foram lançadas a dizer que a Cyanogen tinha acabado e que as ROMs CyanogenMod iam desaparecer. Tudo isso é verdade, em parte. O que falta explicar, é que CyanogenMod passa a chamar-se LineageOS.
Na prática, a Cyanogen Inc, empresa que fazia o desenvolvimento do CyanogenMod OS decidiu mudar tudo. Fazer um sistema operativo open source para combater o Android deixou de estar nos planos da Cyanogen, claramente por ter falhado os seus objectivos. Com isto, nasce a LineageOS, sendo que as ROMs continuaram a surgir, mas agora com um outro nome e de certo que com novas funcionalidades.
No entanto, há sempre muita coisa que muda. Por isso mesmo, a minha recomendação para quem tem ROMs da CyanogenMod instaladas, é preparar-se para uma mudança, dado que o suporte irá mesmo acabar.
Pensar numa mudança para a LineageOS, também não é uma boa alternativa, pelo menos para já. Sim, é verdade que parte da equipa mantém-se, a filosofia de desenvolvimento provavelmente também, mas quando uma empresa tão grande faz uma mudança devido a falhas na estrutura por incumprimento de objectivos, é necessária muita cautela durante o período de transição. Sim, estamos na presença de um grupo de programadores que fez um trabalho muito bom e com muitos créditos. Mas ainda assim é necessário ter cautela.
De acordo com a publicação de dia 23 de Dezembro de 2016 no cyngn.com, o projecto oficial da CyanogenMod OS termina já no final deste ano.
“As part of the ongoing consolidation of Cyanogen, all services and Cyanogen-supported nightly builds will be discontinued no later than 12/31/16. The open source project and source code will remain available for anyone who wants to build CyanogenMod personally.”
Na página do novo projecto LineageOS, é possível ver a frase “Yes, this is us”. Referem-se claramente à comunidade de desenvolvimento opensource, ou seja, todos os programadores, designers, responsáveis por dispositivos e tradutores, que tinham vindo a contribuir no projecto CyanogenMod. O projecto Lineage OS irá começar como um fork do projecto CyanogenMod e inclui também um fork do código fonte de todos os patches que estavam pendentes.
A verdade é que, contrariamente aquilo que a imprensa nacional e internacional vinha a passar, o desenvolvimento de ROMs para os dispositivos que correm Android não levou um golpe. Pelo contrário, o surgimento da Lineage OS só mostra que o interesse mantém-se bem vivo, e que o desenvolvimento irá continuar. A certeza, no entanto, é apenas uma: tentar combater o Android como a CyanogenMod OS tentou, é uma missão quase impossível.