Ola Källenius, membro do conselho de administração da Daimler AG, responsável pelo Group Research & Mercedes-Benz Cars Development e que futuramente assumirá o cargo de CEO com a reforma de Dieter Zetsche, garantiu que o Mercedes-AMG One não terá um sucessor.
“Não há planos para um segundo. O One é único” – Ola Källenius
As palavras foram proferidas durante o Paris Motor Show, confirmando então que a Mercedes não irá seguir as pisadas da Aston Martin que anunciou o 003, “son of Valkyrie”, que chegará em 2021. Este 003 irá suceder ao 001 que ainda não está sequer nas mãos dos clientes.
A escolha de não avançar para um Mercedes-AMG Two, é justificada com o facto de o projecto que envolveu a criação do Mercedes-AMG One ter sido uma decisão “louca”. É que este projecto, requereu um intenso trabalho de engenharia de forma a conseguir criar um carro com 1000cv, que coloca a tecnologia híbrida da Formula 1 na estrada.
O carro conta com um motor V6 de 1,6 litros, em conjunto com motores eléctricos de 120kW que, em conjunto com uma caixa automática de 8 velocidades, debitam mais de 1000cv. Isto tudo, deverá conseguir fazer com que o Mercedes-AMG One chegue dos 0-200km/h em cerca de 6 segundos, conseguindo atingir uma velocidades máxima de 350km/h.
Para esta performance, irá contar também o peso que estará compreendido entre os 1300 e os 1400kg, sendo que será capaz de gerar metade do seu peso em downforce, graças à asa traseira extensível de duas fases. De momento, o Mercedes-AMG One encontra-se a realizar testes no túnel de vento, estado muito próxima a sua entrada nas linhas de produção.
Para os interessados, a Mercedes só irá produzir 275 unidades, sendo que cada uma delas deverá rondar os 2,7 milhões de dólares, qualquer coisa como 2,337 milhões de euros.