As videoconferências vieram para ficar e a performance dos computadores nas reuniões empresariais nunca foi tão importante. Longe vão os tempos dos portáteis com câmaras “no limite” para tarefas ocasionais, e para este novo mundo onde as empresas oferecem condições de trabalho remoto e esperam desempenho máximo nestas condições, computadores como os novos Tecra A40-K e Tecra A50-K são cada vez mais fundamentais.
O Tecra A40-K de 14″ e o Tecra A50-K de 15″ recorrem a inteligência artificial para redução de ruído durante as videoconferências, graças a dois microfones. O áudio é de elevada qualidade com dois altifalantes e codificação DTS, sendo que a segurança não foi descurada, já que as câmaras possuem uma tampa física para proteger a privacidade.
Quanto ao hardware, os dois Tecra chegam com opções por processadores Intel Core de 12ª geração, em versões normais ou vPro, com configuração de base com um Core i7-1280P e indo até ao potente Core i7-1280P vPro com um máximo de 64GB DDR4 3200 em duas ranhuras SODIMM e 1TB de armazenamento interno. Entretanto, os ecrãs estão disponíveis com resolução HD ou FHD com opção por ecrã tátil, sendo que continuam a ser em formato 16:9, apesar do formado 16:10 se estar a generalizar. Ambos contam com uma bateria de 53Wh, e são resistentes a líquidos, seguindo a filosofia da Dynabook de criar equipamentos capazes de resistir a muitas agressões.
É por isso que são certificados com o padrão MIL-STD-810H que revelam a sua resistência a temperaturas extremas, vibrações e choques.
Mas são também altamente portáteis, com o A40-K a pesar 1.45Kg e o A50-K a pesar 1.65Kg, valor muito difícil de obter num equipamento de 15″, e não sacrificam a conectividade, contando com duas portas Thunderbolt 4, 2xUSB-A 3.2, HMDI, RJ45, leitor de cartões microSD e jack de áudio. A conectividade sem fios pode ser Wi-Fi 6E ou Wi-Fi 6, com Bluetooth 5.0 ou 5.2.
Os Tecra A40-K e A50-K estarão disponíveis a partir do final de abril de 2022