Porque é que as marcas devem ouvir os seus clientes? A resposta está nesta Renault Megane Sport Tourer DCI 130. E porquê? Porque para este modelo a Renault decidiu pegar numa série de aspectos que foram dados pelo seus funcionários, que interagem com os clientes todos os dias, e o resultado é uma carrinha renovada, com muitos aspectos positivos, que acaba por projectar a marca para voos muitos mais altos a nível de vendas, colocando-se em boa posição para ser líder de vendas no seu segmento.

Internamente, a nova Megane era conhecida como a “Carrinha Portuguesa”, muito por culpa do forte contributo que os portugueses (utilizadores e concessionários) tiveram para a construção da mesma. Por isso, fizemo-nos à estrada e fomos conhecer melhor a Megane Sport Tourer.

Renault Megane IV – um design irrepreensível

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A área do design tem vindo a ser muito bem trabalhada pela marca ao longo do tempo. Depois de alguns modelos que não foram tão bem sucedidos há uns anos atrás, parece que a Renault acertou em cheio nas linhas para os seus carros e carrinhas. Não é algo que seja referente apenas ao novos Meganes, mas também a outros modelos como o Clio que teremos oportunidade de analisar mais à frente. Afinal de contas, há alguém que não fale daquele enorme bigode que fica desenhado na traseira dos Renault Megane à noite, quando as luzes estão acesas?

Nota-se claramente a intenção da marca em subir alguns degraus a nível de design nesta quarta geração de Renault Megane, apresentando umas linhas mais elegantes que se acabam por destacar dos restantes carros que vemos no nosso dia a dia, conferindo assim um design mais premium.

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O desenvolvimento da carrinha apoiou-se muito no do carro, e por isso mesmo não existem grandes diferenças a nível de design, a não ser mesmo na distância entre eixos e no comprimento total. O primeiro aumento, permite que os ocupantes do banco de trás possam contar com mais espaço para as suas pernas, enquanto que o aumento de comprimento total permite uma bagageira maior, algo que já seria de esperar pelo facto de estarmos na presença da carrinha.

Nos interiores, as preocupações da Renault mantiveram-se, com design cuidado e premium, apesar de existirem alguns plásticos menos bons que poderão vir a causar alguns barulhos indesejáveis no futuro.

Conforto e diversão com a nova Megane

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A nível de motorização, a Renault Megane que tivemos em ensaio contava com o motor 1.6dCI de 130cv, com uma caixa de 6 velocidades acoplada. E este, é capaz de ser o melhor motor que a Renault tem de momento, um motor que parece que assenta bem em qualquer carro que apareça na Renault. A aplicação deste motor na carrinha Renault Megane traduz-se num comportamento bastante eficaz, com consumos confortáveis, desde que não se tenha gosto pelo pé pesado.

A versão que tivemos em teste, a GT Line, conta com quase todo o equipamento possível, equipamento esse que é quase todo ele oferecido de série. Apenas o sistema 4Control é disponibilizado como extra nesta versão da Renault Megane Sport Tourer dCI 130.

Durante os quilómetros que fizemos de estrada, foi possível comprovar que esta é bastante suave e confortável, não só devido ao motor e à caixa, da qual já tive oportunidade de falar, mas também devido ao próprio chassis e à regulação das suspensões, garantindo assim o compromisso entre o desempenho e conforto. Para os mais aventureiros, a Renault Megane Sport Tourer permite alguma diversão extra, se bem que a direcção não dá 100% de confiança, já que se nota alguma falta de sensibilidade.

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Ainda assim, para um carro familiar, o comportamento é excelente, garantindo um ambiente a bordo acolhedor e bastante confortável. O espaço no banco traseiro é bastante interessante, garantindo uma viagem confortável mesmo para um adulto. O conforto também é assegurado por uma inclinação do banco maior, comparativamente com o carro Megane, já que não há necessidade de ganhar espaço para a mala. O banco também se encontra bem desenhado e é bastante espaçoso, o que garante que as viagens, mesmo que longas, tenham o máximo de conforto possível.

Para os que gostam de pequenos pormenores, destaque para a possibilidade de regular a iluminação interior que está presente nas portas, tanto à frente como atrás. A nível de regulação, esta poderá ser feita a nível de cor e também a nível de intensidade.

No geral

Depois de alguns quilómetros, fica a certeza de que esta renovação da Renault Megane, ouvindo quem melhor conhece os seus clientes (ou seja os concessionários), resultou numa carrinha muito bem acabada, com uma qualidade acima da média e acima do habitual para a marca. O design é bastante sedutor e acaba por prender alguns compradores por isso mesmo. Tudo isto conjugado, poderá levar a Renault Megane para o topo de vendas em Portugal. A nível de motorizações, sem dúvida que o motor 1.6dCI 130cv é uma excelente opção, ainda para mais pelo facto de ser um motor que já tem algumas cartas dadas, mesmo em carros mais pesados como é o caso da Renault Scenic.

A nível de preço, pode-se considerar que está por um valor bastante apetecível, a rondar os 30.000€ nesta versão GT Line e com este motor. Claro está que por este preço estamos apenas a falar da versão base GT Line (que já se encontra bem equipada), sem outros extras.

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