A startup What3Words tem uma aplicação com um algoritmo que dá a localização exacta uma morada a cada canto do mundo.
Imagina estares perdido numa montanha ou no meio de um passeio com um roteiro mal definido e conseguires dizer à equipa de resgate a localização exacta em que te encontras.
A equipa que desenvolveu o algoritmo base dividiu o globo em mais de 57 triliões de quadrados com 3 por 3 metros e associaram-lhes um conjunto único de três palavras (3-words adress), utilizando uma base de cerca de 40 mil palavras, de uma das nove linguas suportadas escolhida pelo utilizador. O algoritmo converte os valores de latitude e longitude de determinada região para uma string, resultado da associação de três palavras.
Por exemplo se estiveres num abrigo para a chuva, à saída da estação de metro, perto do edifício de ciências, da Vrije Universiteit, de Amesterdão, o endereço seria: searched.final.ambient.
Na imagem seguinte, ao receberes o endereço below.strike.status, sabias que a pessoa em questão estava não algures na Hyde Park Pl, mas sim naquele quadrado de 3 por 3 metros, no parque.
O algoritmo da What3Words permite dar indicação de um local muito específico, permitindo localizar mesmo um sitio remoto, sem estradas cartografadas ou casas.
A ideia de utilizar palavras, no lugar de número ou mesmo das tradicionais latitude/longitude, é que torna muito mais simples dar indicação de um local específico, rapidamente e através de ligações audio com má qualidade ou interferências.
A aplicação é gratuita, funciona sem ligação à Internet e é bastante leve, menos de 10 MB, funcionando em praticamente todos os dispositivos móveis.