Recentemente a MediaTek anunciou que deixaria por alguns tempos a gama alta, onde a família Helio X falhou em ganhar tracção e, mais recentemente ainda, mencionamos que os seus próximos chips iriam focar-se em inteligência artificial e reconhecimento de imagens. Agora, as especificações completas dos próximos Helio P40 e Helio P70 parecem ter surgido online e, olhando para elas, não é difícil perceber porque é que a Sony parece ter voltado à Qualcomm.

De facto, a MediaTek tem feito imensos progressos no seu nome como marca, esforçando-se mais para disponibilizar actualizações atempadas ao software dos dispositivos que recorrem aos seus chips, e parece bem encaminhada para se consolidar novamente, depois da aventura falhada na gama alta. Helio P40 e Helio P70 deverão então ser os seus futuros chips de gama média premium e deverão competir directamente com os Snapdragon 640 e 670 que também já filtraram para a Internet.

Mas, onde a Qualcomm recorre a núcleos Kryo customizados a partir dos ARM Cortex A75 e A55, a MediaTek parece ter-se ficado pelos clássicos A73 e A53. Para sermos frontais, estes chips serão amplamente mais potentes que os actuais Helio P, tipicamente constituídos por blocos de Cortex A53. Neste caso, a entrada em cena dos Cortex A73 significará um grande acréscimo de potência aos Helio, colocando-os razoavelmente ao nível de um flagship do final de 2016. Lembre-mo-nos, por exemplo, que a combinação 4 Cortex A73 x 4 Cortex A53 é precisamente a combinação do Kirin 960 da Huawei e este permanece um potentíssimo processador.

Os Helio P40 e P70 seriam, por isso, facilmente impressionantes, caso os Snapdragon 670 e 640 não surgissem com chips e características bem mais modernas.

Mas vamos lá ver então as características dos dois Helio, começando pelo Helio P40.

O Helio P40 será um octa-core com 4 Cortex A73 e 4 Cortex A53, ambos a 2.0GHz, com uma gráfica Mali-G72 MP3 a 700MHz e capacidade para até 8GB de memórias LPDDR4X a 1866MHz. O Helio P40 aceitará tanto memórias eMMC 5.1 ou UFS 2.1, e terá um modem LTE de Categoria 7.

Passando para o Helio P70, a arquitectura é essencialmente a mesma, mas os Cortex A73 levam um bump para 2.5GHz, enquanto a RAM passa a ter uma frequência máxima de 3733MHz. Entretanto a gráfica será a Mali-G72 MP4 a 800MHz, e o modem será igualmente melhor, com Categoria 12.

Face aos novos Snapdragon da gama 6, é possível que os Helio P40 e P70 se vejam relegados rapidamente para concorrentes na gama baixa, onde competirão mais directamente com a série Snapdragon 4## ou dispositivos de gama média mais antigos. Para a MediaTek será certamente um regresso às origens, fazendo chips económicos para smartphones económicos emergentes na China, mas até aí muitos dos seus tradicionais clientes se viram já para a Qualcomm.

A MediaTek precisa de fazer melhor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui