Há muitos elementos que fazem de uma fotografia uma obra de arte, e não se reduzem apenas ao aspeto qualitativo eletrónico: gama dinâmica, número de pixéis, aberrações cromáticas. Há algo extra no assunto, na composição, na escolha estética, que separam uma fotografia de uma simples captura sem valor emocional ou artístico. Se até há alguns anos atrás os telemóveis ofereciam limitações inultrapassáveis para o talento pessoal florir, equipamentos como os mais recentes Xiaomi já colocam em cima da mesa qualidade fotográfica suficiente para fotógrafos entusiastas mostrarem verdadeiras maravilhas da imagem, que a Xiaomi quis premiar nos Xiaomi Imagery Awards que receberam 262 mil participações de 191 países.

Depois de um mês de análise às imagens enviadas para os Xiaomi Imagery Awards 2022 – o concurso de fotografia mais importante a nível mundial para utilizadores Xiaomi que adoram fotografia – foram entregues 22 prémios aos finalistas de 12 países e regiões a nível global.

Depois de fechadas as inscrições a 30 de setembro, a edição deste ano foi um verdadeiro sucesso com 262.106 trabalhos submetidos por participantes de 191 países. Este ano, foram abrangidas sete categorias: Natureza, Retrato, Arquitetura, Estilo de Vida, Noite, Desporto, e Macro, oferecendo vários cenários para os fãs da Xiaomi mostrarem os seus talentos. A participação no concurso foi gratuita, com um fundo de criação de 10.000 euros.

Este ano marca o quarto aniversário deste concurso global de fotografia. Através de cada concurso nos últimos quatro anos, a Xiaomi teve como objetivo despertar o interesse dos consumidores em capturar e partilhar os seus momentos, utilizando tecnologias de imagem de última geração, fáceis de usar, para que possam desfrutar das alegrias da criação, estejam onde estiverem e a qualquer momento. Sob o tema “A tua visão, a tua história”, os prémios deste ano receberam um grande volume de participações cuja criatividade e histórias da vida real transmitidas através da lente brilharam em cada obra.

Para contribuir ainda mais para a indústria da fotografia mobile com a sua visão criativa internacional, os Xiaomi Imagery Awards 2022 regressaram com um júri incrivelmente prestigiado de quatro especialistas em fotografia e académicos de renome internacional de várias disciplinas. Isto inclui Ashley Pearce, realizador de Downton Abbey, Ami Vitale, fotógrafo da National Geographic, Matthew Lloyd, fotógrafo da Bloomberg, The Guardian, The Sunday Times, e outros grandes meios de comunicação social, e Tang Hui, Presidente da Associação de Fotógrafos da China.

Ashley Pearce, realizador de Downton Abbey referiu: “Este ano achei as propostas excecionalmente boas, particularmente a variedade e qualidade dos temas. Muitos dos trabalhos foram surpreendentes e chegaram de uma forma fresca e excitante. De imagens profundamente ricas e saturadas, a composições mais a preto e branco, do literal à fotografia macro, foi uma alegria ver tal talento em exposição”.

Para além dos painéis de juízes especializados, a Xiaomi cooperou com parceiros profissionais notáveis como Moment, JOBY, BeautyPlus, e Outdoor Master para dar apoio ao evento e partilhar a criatividade dos participantes com o mundo.

Os Xiaomi Imagery Awards anunciam que Ko Phyone, de Myanmar com o trabalho “Família de Pescadores” ganhou “Fotografia do ano”, e os três primeiros classificados em cada categoria foram galardoados com o Outstanding Prize.

As fotografias submetidas a concurso mostram as perspetivas pessoais dos participantes sobre a vida, contando histórias únicas através das lentes dos smartphones Xiaomi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui