A Fairphone continua a apostar na tecnologia sustentável e mostra bem como é possível ter um smartphone moderno com o seu mais recente lançamento, o Fairphone 5. Este leva a fórmula da Fairphone mais longe, com uma abordagem à sustentabilidade que passa pela facilidade de reparação, mas também pelo suporte a longo prazo. Afinal, o novo Fairphone 5 contará com 10 anos de atualizações e 5 anos de garantia. Não é tudo. Este é talvez o primeiro Fairphone que mais se aproxima de um smartphone típico ao nível das funcionalidades e design.

O preço continua a ser mais elevado do que um telemóvel normal, com um valor de €700, uma boa subida em relação à geração anterior, e onde se pode ver os ainda custos de materiais sustentáveis e justos, utilizados na esmagadora maioria deste telemóvel. Mas, considerando que muitos de nós acabam por trocar de telemóvel de dois em dois anos, quiçá de três em três, os 700 Euros devem ser vistos como um investimento a longo prazo, fruto da facilidade usual de trocar componentes como câmara, ecrã, bateria, e da garantia de 5 anos, que nos diz que este telemóvel está cá para uma maratona.

O design é certamente contemporâneo e tem no seu centro um ecrã OLED de 6.64″ FHD+ com taxa de atualização de 90Hz. Um ecrã moderno que tem mesmo uma perfuração para a câmara frontal, uma importante unidade de 50MP, do que de maior resolução está disponível no mercado para uma câmara no ecrã. O ecrã é acompanhado de altifalantes estéreo.

E já que falamos de câmaras, ao nos mudarmos para a face traseira encontramos mais duas câmaras de 50MP, incluindo uma ultragrande angular e um sensor ToF. Três câmaras de 50MP é francamente mais do que esperaríamos, e um departamento fotográfico particularmente forte.

O mais especial e pouco habitual neste telemóvel em termos de hardware é a estranha escolha de processador. Não temos o nosso típico Snapdragon, mas um Qualcomm QCM 6490. Se não o conhecem, não estarão sozinhos. Ao contrário dos mais conhecidos Snapdragon, o Qualcomm QCM 6490 é um processador de vida longa destinado a aplicações empresariais e IoT, e por isso foi desenhado para uma longa vida útil, razão pela qual a Fairphone consegue prometer 10 anos de suporte.

É um processador poderoso baseado nos Kryo 670, existindo um Kryo 670 Gold plus de 2.7GHz, três Kryo Gold de 2.4GHz e três Kryo Silver a 1.9GHz para as tarefas de baixa exigência. Portanto, é um octa-core potente e com todas as funcionalidades expectáveis para o momento atual, incluindo 5G, Bluetooth 5.2 e WiFi 6E. Em termos comparáveis, podemos considerá-lo equivalente a um Snapdragon da família 7. O processador é acompanhado de 8GB de RAM e 256GB de armazenamento expansível, além de uma bateria de 4200mAh com carregamento de 30W.

Curiosamente, o jack de áudio desapareceu. Ao mesmo tempo destaco que apesar de ser facilmente reparável com uma tradicional chave de fendas, o Fairphone 5 tem certificação IP55, o que o torna relativamente durável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui