A Francesa Archos é das mais dinâmicas marcas de smartphones Europeias, embora tenha em Portugal uma presença meramente residual. Já a Kodak será sempre lembrada pelos tempos de glória da fotografia analógica, mas ambas as marcas acabam de se tornar improváveis parceiros.
É claro que a Kodak não é totalmente nova no jogo dos dispositivos móveis, lançando recentemente o Kodak Ektra, um smartphone que invoca as clássicas câmaras fotográficas. O dispositivo, concebido e fabricado pela parceira Bullitt, tem falhado em ser o sucesso que a Kodak certamente esperava.
No entanto, parece que a fuga é para a frente e a Archos é a mais recente parceira a licenciar o nome Kodak, desta vez para tablets. A parceria é excelente para ambas as marcas, já que a Kodak aposta numa empresa com grande Know-how, e a Archos ganha um nome que ainda vale ouro um pouco por todo o mundo.
Segundo o comunicado de imprensa, os tablets Kodak apostarão no design e apelarão aos fotógrafos entusiastas. Ainda que nenhum modelo tenha sido anunciado, a marca adiantou que o tablet terá uma câmara de 8MP.
É uma câmara potente para o mercado dos tablets, mas um tablet Kodak deverá ter ainda algo mais para se diferenciar. A marca deverá, por isso, apostar em serviços e conteúdos próprios e específicos.
O sistema operativo fica de fora do revelado agora, mas não surpreenderá que seja o Android Nougat.
A nossa experiência com a Archos limita-se a algumas experiências em certames internacionais, onde pudemos verificar que a marca possui não só um extenso portefólio, como concebe equipamentos interessantes com boa relação qualidade-preço.
É talvez deste equilíbrio que a Kodak precisa para fazer vingar o seu nome no mercado. Afinal, mesmo os nomes sonantes se desgastam, e a Kodak necessita ter “aquele” sucesso se deseja mesmo ser um nome rentável.
Pelo menos em inovação e qualidade, a Archos já mostrou saber o que faz. O primeiro tablet Android da Archos remonta a 2009, tornando a tecnológica Francesa uma das mais experientes no ramo.