A Huawei anunciou hoje uma parceria significativa com o renomado Pantone Color Institute, com vista ao que a marca classifica de exploração “da linguagem da cor nos futuros dispositivos”.

O Pantone Color Institute é talvez a mais reconhecida entidade dedicada ao estudo da cor, com um extenso corpo de conhecimentos que permite ao Instituto colaborar com os líderes de diversas áreas industriais no uso da cor como linguagem, como mensagem, mas também do ponto de vista técnico.

Esta parceria é relevante para o Huawei P10 porque o historial da Huawei diz-nos que as parcerias anunciadas alguns dias antes dos grandes lançamentos têm impacto direto nesses lançamentos. Por exemplo, a parceria com a Leica foi anunciada meros dias antes do Huawei P9 ser lançado com as suas revolucionárias câmaras duplas sob a chancela do fabricante Alemão.

Ora podemos adivinhar aqui que o Huawei P10 terá o contributo da Pantone. O local mais óbvio é na cor. Informações recentes apontam para a cor verde como uma das opções do Huawei P10.

Precisamente o verde que é a cor Pantone 2017. O Instituto define a cor como uma afirmação de vida, de persecução das paixões pessoais e da vitalidade. Irá muito bem lado a lado com o tema Dream It Possible, que tem sido o hino da tecnológica Chinesa.

Mas há outras envolventes onde veremos esta parceria. Por exemplo, a nova EMUI 5.0, introduzida no Huawei Mate 9 aposta nos tons azuis suaves mediterrânicos. A cor Pantone 2016 era o Serenidade, um azul suave, em combinação com o rosa quartzo.

Se olharmos a um nível mais profundo, um grande problema dos ecrãs de smartphones é a dificuldade que possuem na representação correta das cores. Tons mais frios ou mais quentes, cada marca tem o seu enfoque, mas raramente o espectro cromático é aquilo que chamaríamos de correto.

A Pantone tem os conhecimentos técnicos para calibrar ecrãs de modo a emitirem as cores mais exatas que a tecnologia atual permite. Não nos parece distante que o Huawei P10 possua um ecrã calibrado pelo Instituto Pantone. Seria, de facto, o passo lógico, tendo em conta a forte aposta da Huawei na fotografia. E a fotografia não pode ser de todo dissociada do ecrã em que é observada.

Portanto, dia 26 de Fevereiro, Huawei P10 e Huawei P10 Plus serão revelados com muito mais do que apenas aquilo que o olho vê.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui