Face à ascensão da fotografia móvel, muitas marcas tradicionalmente ligadas à fotografia têm tido problemas em se manter à tona. Com uma identidade muito própria da qual sou certamente um fã, a Fujifilm tem sido dos nomes a manter uma solidez respeitável e a adaptar-se às necessidades da modernidade. A série X100 é uma aposta compacta e energética que tem um seguimento de culto e, passando por mim pela primeira vez com a X100T, entendo porquê. Ainda assim, ninguém terá contado com o fator TikTok para tornar a X100V uma das câmaras mais procuradas de sempre, com a lista de espera a atingir diversos meses. Será um caso de sucesso impossível de conceber nesta era, mas mesmo assim aconteceu.
Mas tudo o que é bom, tem de acabar, e lançada em 2020, a X100V – por todos os enormes argumentos para a geração TikTok (das capacidades puras e duras ao charme retro), já precisava de um refresh. É esse refresh que chega com a agora anunciada Fujifilm X100VI, oferecendo à mesma geração TikTok não só capacidades acrescidas mas também – pelo menos até agora – uma câmara que poderá ser comprada sem espera.
Embora tenha ficado mais cara que a sua antecessora, um certo sinal dos tempos, a Fujifilm X100VI apresenta capacidades acrescidas que são impressionantes, como a introdução de vídeo 6.2K30P 4:2:2 com 10 bits, além dos modos 4K tradicionais, para vídeos muito mais impactantes.
Se por fora as coisas parecem relativamente iguais à sua antecessora, com a mesma lente de 23mm polivalente para fotografia de rua, por dentro há um poderoso novo sistema de estabilização de imagem de 5 eixos e 6 stops de estabilização. O novo sensor de 40MP X-Trans CMOS 5 HR é mais sensível, sendo coadjuvado pelo já costumeiro filtro ND para permitir usar a abertura máxima em condições de boa luminosidade. Um novo processador de foco AF X-Processor 5 inclui um algoritmo de predição de foco para rastreio preditivo de foco e deteção de sujeitos.
A Fujifilm não deixou de fora os acessórios, incluindo um anel adaptador, filtro protetor, lentes de conversão, mas para a era moderna fica a nota da integração com a Adobe Frame.io, uma facilidade extra para quem quer tirar o máximo da sua visão artística.
Não percam tempo, é hora de ir para a rua a fotografar.