Os novos Samsung Galaxy S9 e S9+ estão marcados para um lançamento no início de 2018, onde poderão competir pela atenção com o dobrável Galaxy X. De facto, Como a TekGenius já veiculou, o design dos dispositivos já estará finalizado para um produção de testes. Agora, as mais recentes indicações de que dispomos apontam para a presença de versões muito melhoradas do reconhecimento facial e leitura da íris.
Não admira que a Samsung invista nestas duas tecnologias, e não é simplesmente porque o iPhone X tem feito furor com o FaceID, mas também porque a Samsung é uma pioneira na área. Todavia, a facilidade com que o reconhecimento facial é enganado, e a lentidão da leitura da íris, terão precipitado um grande investimento na procura de melhorias.
Com o design de facto finalizado e sem hardware a ser integrado, ambas as melhorias serão potenciadas por alterações e evoluções em todo o software. Rumores anteriores apontavam para a possibilidade do Samsung Galaxy S9 possuir um motor neuronal, uma implementação não muito diferente da NPU do Huawei Mate 10 Pro, ou do chip dos Pixel 2. A inteligência artificial, com o seu enorme potencial para o reconhecimento de imagens, será sem dúvida o caminho para um reconhecimento facial mais robusto.
Entretanto, isto não significa que a Samsung abandone o leitor de impressões digitais. Embora o gigante Coreano não pareça saber bem o que fazer com ele desde que o Infinity Display o empurrou para a traseira dos Galaxy, o leitor continua a ser prático e seguro, face a uma tecnologia de leitura facial ainda na infância.
[…] para leitura da íris. Nada indica que o Galaxy S9 não vá ter a mesma funcionalidade, excepto que muito melhorada. Portanto, o painel filtrado não tem a transparência dupla necessária para as câmaras […]