Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL chegaram hoje com predicados muito interessantes e certas evoluções em relação aos Pixel 8, mas o seu maior segredo não pode realmente ser “apalpado”. Falamos do Gemini Live, que começará a chegar rapidamente aos subscritores do serviço Gemini Advanced. Muito mais do que um substituto para o Assistente Google, o Gemini Live permite-nos obter resultados muito mais significativos num estilo conversacional, que nos permite alterar o foco da conversa a meio, para obtermos outro tipo de detalhe ou profundidade.
Ao longo dos próximos meses, o Gemini Live passará a integrar-se também com apps como a Keep, Tasks e calendário, através de extensões. Os smartphones tornar-se-ão assim muito mais assistentes pessoais do que até agora, ajudando-nos a saber com antecedência compromissos marcados sem termos de exatamente ir ao calendário. A Google dá o exemplo de fotografarmos um cartaz de um concerto e pedir simplesmente se estaremos livres no dia.
A integração chegará também a outras apps, como as mensagens, telefone, Gmail, Tasks ou a Google Home. No YouTube e YouTube Music também teremos funcionalidades avançadas como fazer perguntas sobre o vídeo ou o ecrã, ou solicitar a criação de listas de reprodução específicas a um tema. Isto, podendo continuar o OK Google para dar instruções nos casos em que tenhamos aderido ao Gemini em detrimento do Assistente Google.