Segurança, inteligência artificial e realidade aumentada são talvez os três vetores mais salientes da Google I/O 2024, que também viu o lançamento da release Beta 2 do Android 15. Falando agora da realidade aumentada, a Google planeia implementar experiências de realidade aumentada baseadas na localização para revolucionar as interações com os locais, diretamente a partir do nosso telemóvel.
A iniciativa vem na sequência do lançamento, o ano passado do Geospatial Creator no Adobe Aero Unity. Potenciado pelo ARCore e detalhes fotorrealistas no Google Maps, o Geospatial Creator permitiu a milhares de criadores a construção de experiências imersivas baseadas no mundo real.
O primeiro fruto deste percurso para os utilizadores Android é a chegada de experiências AR no Google Maps, uma das ferramentas mais utilizadas para navegar e conhecermos um local. Caso um desses locais tenha conteúdos de realidade aumentada disponíveis, poderemos desfrutar dela erguendo o nosso telemóvel e simplesmente navegando. Esta experiência será possível tanto no modo Street View remotamente, ou no próprio local.
Trata-se de um projeto-piloto a iniciar em Paris e Singapura durante seis meses, com um conjunto selecionado de parceiros. Enquanto que em Singapura poderemos experienciar alguns dos monumentos mais marcantes da nação, em Paris é-nos proposta uma verdadeira viagem no tempo, até à Exposição Universal de 1900, ou uma visualização dos muitos projetos de modificação da Torre Eiffel que acabaram por não dar frutos, deixando a Torre praticamente no seu estado “puro” até hoje.
Ao mesmo tempo, para continuar este percurso fascinante, a Google disponibilizará o Geospatial Creator no Adobe Aero Unity para todos os interessados, sem listas de espera, abrindo a todos os criadores a possibilidade de criarem mundos de realidade aumentada sem necessitarem de enormes competências de programação.
O alargamento da experiência a outros países, incluindo Portugal, ainda não é conhecido, mas mal podemos esperar por ele.