A Google lançou a primeira developer preview para a próxima versão de Android com o nome de código Android O, que muitos deduzem que seja Android Oreo.
O que se pode dizer neste momento é que o Android O não irá revelar uma grande revisão na sua interface de utilizador. Este deverá sim concentrar-se em ajustar o conjunto de funcionalidades principais do sistema operativo.
Algumas funcionalidades que a Google referiu incluem novos canais de notificações, que tornam mais fácil a gestão das notificações, um modo picture-in-picture para usar durante a reprodução de vídeo, tal como acontece na Android TV, ícones de launcher adaptáveis que mudam de forma dependendo dos dispositivos, suporte para Wi-Fi Aware, entre outras novidades. Existem ainda outras funcionalidades que não são direccionadas para o utilizador, limites de execução de background que podem diminuir o uso de recursos e economizar bateria.
No ano passado, a Google lançou a sua developer preview para o Android 7.0 no início de Março, algo que surpreendeu os utilizadores por ter sido mais de um mês antes da Google I/O. O Nougat foi posteriormente lançado no dia 22 de Agosto, apesar da maioria das marcas ter demorado algum tempo a fazê-lo chegar aos seus dispositivos.
Revelar a nova versão de Android antes do previsto pode ser na verdade uma excelente ideia. Deste modo, dá aos programadores tempo suficiente para optimizar e testar as suas aplicações para que sejam compatíveis com a nova versão.