No que diz respeito à experiência pura de Android, não há nada que se compare aos Pixel. Os smartphones made by Google têm sido um importante demonstrador das ambições da Google e, parecendo ter finalmente solidificado o conceito numa estética identificável e única, os novos Pixel 8 e 8 Pro procuram ser uma evolução apreciável nos pontos principais que os distinguem da concorrência.

Sim, a estética iniciada com os Pixel 6 e continuada nos Pixel 7 volta a confirmar-se aqui, com Pixel 8 e 8 Pro a exibirem a sua vincada identidade num corpo protegido com IP68. Em especial para esta geração, o novo processador Tensor G3 foca-se nos modelos de inteligência artificial para oferecer uma experiência de utilização que não é apenas potente, mas inteligente, e a experiência da câmara foi altamente renovada, quer com hardware, quer com software.

Um processador potente, mas ainda mais inteligente

Um dos principais vetores de sucesso dos novos Pixel é o novo processador Tensor G3. A Google não o indica como uma evolução do G2, antes fala numa atualização de todo o chip, agora capaz do dobro das operações de inteligência artificial por comparação ao Tensor de primeira geração.

O grande destaque do Tensor G3 é mesmo a forte aposta na inteligência artificial, não só para a fotografia computacional, mas também para o reconhecimento de fala e linguagem natural, sendo o primeiro modelo Pixel a usar o mesmo modelo de conversão de texto para fala dos data centres da Google. O chip e os seus modelos de IA também ajudam a captar chamadas de spam ou a cancelar o ruído de fundo, para chamadas muito mais nítidas, mesmo nas condições em que geralmente se tornam impossíveis, quando estamos rodeados de barulho.

É igualmente um chip altamente seguro, incluindo o chip de segurança Titan M2, enquanto o desbloqueio facial é o mais robusto disponível para Android, com robustez suficiente para utilização em aplicações bancárias.

Mas é também poderoso: o Tensor G3 oferece 9 núcleos, incluindo um potente Cortex-X3 Prime a 2.91GHz, 4 Cortex-A715 e ainda 4 Cortex-A510 para as tarefas mais eficientes. Claro que, como vimos, o Tensor G3 quer ser mais do que músculo “burro” e a aposta em inteligência artificial poderá ser a diferença fundamental para a experiência de utilização.

A melhor fotografia e vídeo mobile: by Pixel, claro.

Mas, o que é que tornou os Pixel realmente conhecidos? A câmara. Desde os primeiros Pixel com chip de tratamento de imagem dedicado a gerarem fotografias noturnas que fizeram escola, a Google nunca perdeu a dianteira a este nível.

Para os Pixel 8 e Pixel 8 Pro, a Google realmente foi mais longe e atestou as câmaras de funcionalidades adicionais e melhoradas incluindo um processador de sinal de imagem melhorado do Tensor G3, tecnologia Dual Exposure que permite capturar vídeos mais nítidos em condições de baixa luminosidade, Real Tone e até mesmo o novo Optimizador de Vídeo que potencializa o vídeo noturno. A Google reclama o vídeo dos Pixel 8 e Pixel 8 Pro como o melhor de sempre num Pixel, sendo finalmente possível capturar vídeo noturno com a mesma qualidade de melhorias a que a fotografia nos habituou.

Ao nível do hardware, há melhorias igualmente significativas, com câmaras que captam muito mais luz para eficácia em qualquer condição luminosa. O Pixel 8 Pro conta assim com uma câmara de 50MP, uma ultragrande angular de 48MP e ainda uma câmara zoom de 48MP com zoom 5X, indo até 30X.

O Pixel 8, entretanto, conta com uma câmara principal de 50MP e uma ultragrande angular de 12MP. Ambos contam com uma câmara frontal de 10.5MP e autofoco.

Não é bem uma fotografia, claro, mas um sensor que o módulo traseiro do Pixel 8 Pro esconde e que é de toda a relevância, é o sensor de temperatura incluído no Pixel 8 Pro. Vamos ver quanta utilidade tem este sensor, mas existe um sem número de aplicações que podem aproveitar esta capacidade, da segurança à vida quotidiana!

Multimédia com pernas longas

Uma área em que a Google tem apostado desde cedo é na qualidade dos ecrãs. Nada muda agora: o Google Pixel 8 Pro conta com um ecrã 2K de 6.7” LTPO AMOLED com taxa de atualização variável até 120Hz e HDR10+.

O Pixel 8 é definitivamente o telemóvel para os amantes dos compactos, já que oferece um ecrã mais pequeno, com 6.2”, e traz resolução FHD, mas mantém a taxa de atualização de 120Hz e tecnologia HDR10+.

Ao nível da bateria, contamos com uma unidade de 4950mAh no Pixel 8 Pro, com carregamento sem fios de 23W e carregamento com fios de 27W. Mais uma vez, o Pixel 8 reduz um pouco as especificações, mas mantém o core de características e, assim, a sua bateria oferece 4485mAh, com carregamento com fios de 24W e carregamento sem fios de 12W.

Destaque ainda para as capacidades multimédia destes dispositivos que, além dos competentes ecrãs, contam com altifalantes estéreo para uma experiência mais completa de gaming e entretenimento.

Android 14 e 7 anos de atualizações

Num momento em que as preocupações ambientais estão no centro do dia, a substituição tecnológica continua a ser um problema. Com os Pixel 8 e 8 Pro, a Google quer dar-nos smartphones para o longo prazo. Os dois equipamentos chegam já com Android 14 e um set de características específicos desta versão, mas para o longo curso a Google compromete-se com 7 anos de atualizações.

As Feature Drops vão continuar a acontecer com novas funcionalidades a surgirem nos nossos Pixel ao longo do ano, fazendo-os crescer em utilidade e capacidade com cada atualização. Por exemplo, a edição de imagens RAW só agora chega ao Pixel 6, e à medida que o ano for correndo, mais características e evoluções farão o seu caminho até aos Pixel 8 e 8 Pro, também até aos Pixel de gerações anteriores.

Pixel 8 por 829€ e Pixel 8 Pro a partir de 1.139€ podem ser encomendados já hoje. A Google colabora com a Worten e a Vodafone para oferecer uma experiência de compra completa e envolvente em Portugal. O portfólio Google Pixel estará disponível nas lojas Worten, espalhadas por todo o território, e na Vodafone com ofertas exclusivas, tanto nas lojas como no site. Além disso, todos os nossos produtos estarão também disponíveis na Google Store.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui