Não estamos a falar dos óculos VR DayDream que já conhecemos bem. Segundo a revista Variety, que cita diversas fontes próximas à Google, a tecnológica estará em fase adiantada de concepção de óculos VR autónomos.

Precisamente hoje, a Google inaugura mais uma Google I/O, e poderá ser aqui que o dispositivo será revelado, a par com outras grandes iniciativas no mundo Google e Android.

Ao contrário dos DayDream, que necessitam de um smartphone para funcionar, os próximos óculos VR Google poderão ser totalmente autónomos. Neste sentido, não necessitarão de equipamentos externos e poderão reproduzir os seus próprios conteúdos, pelo que contarão com sistema operativo, processador e memória.

Uma tecnologia chave dos novos óculos seria o inside-out tracking. A tecnologia será das grandes inovações de 2017 para a realidade virtual, já que recorre a sensores próprios do headset para rastrear os movimentos do utilizador pelo ambiente externo, dispensando emissores externos e garantindo mais liberdade de movimentos.

Face aos principais concorrentes, como os HTC Vive ou PlayStation VR, que utilizam sensores externos para rastrear o utilizador, a Google aposta nesta autonomia extra para se diferenciar. Contudo, também Acer, ASUS ou Dell estão nesta corrida e ficaremos curiosos para ver se a Google tem boas notícias nesta área.

Graças ao seu conhecimento consumado com o projecto Tango, a Google tem certamente o Know-how para chegar à meta em primeiro lugar. Entretanto, os dispositivos autónomos poderão ser o grande salto de que a realidade virtual necessita para se afirmar. Os óculos VR centrados em smartphones são tudo menos ideais, graças à sua dependência de dispositivos que não estão optimizados para a performance ou experiência visual de que a realidade virtual necessita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui