Porque não estamos satisfeitos, ou porque o nosso espírito gosta de experimentar e evoluir para lá do que nos oferecem as ROM dos fabricantes, o acesso root e a instalação de ROM alternativas é um passo que muitos utilizadores tomam logo a seguir a comprar um dispositivo. Esse passo requer, no entanto, que o bootloader do dispositivo esteja desbloqueado ou possa sê-lo, algo que até agora a HMD Global tem negado fazer nos dispositivos Nokia.

Por motivações quiçá mal informadas quanto a segurança, os Nokia têm chegado ao mercado com o bootloader bloqueado, mas a HMD parece estar agora a voltar atrás e deverá começar a permitir o desbloqueio dos bootloader nos Nokia muito em breve.

Utilizadores podem escolher qual desbloquear primeiro

De parte da HMD não parece haver um movimento em direcção ao desbloqueio de todos os bootloaders Nokia de uma vez. Pelo contrário, esta acção deverá ser faseada e, em declarações no Twitter do NokiaPowerUser, Mikko Jaakkola declara que os bootloaders serão desbloqueados um de cada vez, deixando nas mãos dos utilizadores a escolha:

Mais tarde, Juho Sarvikas primeiro mantém o racional da segurança, mas depois recua e agradece o feedback, indicando que irão olhar para o assunto com mais calma. Jaakkola volta a entrar no tópico para indicar que desbloquear o bootloader estará nas suas prioridades.

As vantagens para os utilizadores

Existem nesta atitude inúmeras oportunidades para os utilizadores, mesmo os que não querem fazer root aos seus dispositivos. Prendem-se com a possibilidade de mais e melhores produtos para os seus dispositivos no futuro, mas acima de tudo com a capacidade de evolução e melhorias que acontece quando um fabricante ouve os seus utilizadores e age de modo a acomodar as suas ideias e contribuições.

Aqui, mais uma vez a HMD Global está a liderar pelo exemplo, num mercado ainda saturado de fabricantes autocêntricos que nem sempre facilitam a vida aos seus utilizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui