Quase um ano depois de ter sido lançado no Salão Automóvel de Genebra, o Honda Civic Type-R continua a bater recordes.
Foi na Bélgica, no circuito Spa-Francorchamps, que o Type-R bateu o recorde de melhor volta para modelos de tracção dianteira. Conduzido pelo ex-campeão mundial FIA WEC LMP2 Bertrand Baguette, o Honda Civic Type-R cumpriu uma volta ao circuito em 2 minutos e 53,72 segundos.
No final, Baguette deixou a sua impressão sobre o Civic Type-R, garantindo que este é um carro que nasceu para as pistas, mas ainda assim bastante confortável.
“For me, as a race car driver, it’s clear that Type R is born for the track but it also feels just as right on the streets in everyday driving. When I sit in the car, it is very comfortable and the visibility all round is very good.”
Também o chassis do Honda Civic Type-R foi bastante elogiado, assim como o feedback da direcção. Para o condutor, o Civic conta com uma tracção incrível e uma aerodinâmica que realmente ajuda o carro a manter-se colado ao chão a grandes velocidades.
Este é já o terceiro recorde a ser estabelecido pelo modelo mais cobiçado da Honda. Há um mês atrás, foi em França, em Magny-Cours, que o Honda Civic Type-R conseguiu bater o recorde de tracção dianteira. Ao volante, ia o piloto do WTCR Esteban Guerrieri. Mas o recorde principal foi mesmo no famoso circuito de Nurburgring. Em 7 minutos e 43,8 segundos, o Honda Civic Type-R completou uma volta completa, tendo-se tornado o mais rápido de tração dianteira neste circuito.
No futuro, a Honda vai continuar a tentar bater novos recordes em circuitos internacionais, sendo que para isso conta com uma equipa de pilotos bastante experiente. Jenson Button, Matt Neal e o português Tiago Monteiro, vão atacar os circuitos do Estoril, Hungaroring e Silverstone, de forma a bater os recordes destas pistas.
Para além da sua perícia, é certo que vão poder contar com o motor 2.0 litros e 4 cilindros, capaz de produzir 315 cavalos de potência e 400nm de torque. Isto permite que, dos 0 aos 100km/h, o Honda Civic Type-R demore apenas 5,7 segundos. Depois, não tirando o pé do acelerador, chegamos à velocidade máxima de 272km/h.