A 3 de Outubro a DECO Proteste publicou um comparativo de 5 citadinos: o Honda Jazz, o Hyundai i20, o Opel Corsa, o Renault Clio e o Toyota Yaris – em que 3ª geração do Jazz foi a vencedora do comparativo. E vamos então perceber como a DECO chegou a este resultado.
1º lugar – Honda Jazz
A 3ª geração do Jazz ganhou comprimento em relação à geração anterior. Ainda assim, o Jazz não ultrapassa os 4 metros. Este aumento de espaço traz benefícios para os ocupantes e para bagageira. Talvez, o aspecto mais surpreendente do Honda Jazz é a solução Magic Seat que permite rebater a base do assento libertando espaço para mais bagageira adicional.
A nível de segurança, todas as versões do novo Honda Jazz estão equipadas de série com o sistema de Travagem Activa em Cidade. As versões intermédia e de topo do Honda Jazz também incluem o sistema ADAS (Advanced Driver Assist System – Sistema Avançado de Assistência à Condução), uma série abrangente de tecnologias de segurança activa, incluindo: Avisador de Colisão à Frente, Reconhecimento de Sinalização de Trânsito, Limitador Inteligente da Velocidade, Avisador de Saída de Faixa e Sistema de Suporte dos Máximos.
Prós
- Desempenho seguro.
- Acesso da mala a 61 cm do chão.
- Espaço a bordo e a maior mala.
- Muitos sistemas de ajuda ao condutor.
Contras
- Ruído do motor.
- Comandos confusos no volante.
- Software com falhas.
2º lugar – Hyundai i20
O Hyundai i20 apresenta um exterior cativante e boas soluções interiores, como os materiais de qualidade superior ou o piso de carga plano, que facilita a carga e descarga de bagagem. Isto graças à evolução da filosofia de design Fluidic Sculpture. De série, apenas encontramos duas tecnologias de segurança activa: apoio ao arranque em subida e da assistência à travagem de emergência. Outros equipamentos estão reservados para versões superiores.
No comparativo, o Hyundai i20 recolhe o título de melhor comportamento dinâmico. O i20 garante boa estabilidade de condução, com um controlo de estabilidade competente. Adicionalmente, o travões do i20 são os mais eficazes. Por outro lado, o Hyundai i20 apresenta as maiores dificuldades de acesso à bagageira, com o acesso a 77 cm do chão e o piso de carga a 12 cm.
Prós
- Piso de carga plano.
- Espaço à frente.
- Distância de travagem curta (33,6 m)
Contras
- Acesso da mala a 77 cm do chão e piso de carga a 12 cm deste.
- Janelas traseiras sem anti-entalamento.
- Diâmetro de viragem (10,9 m).
3º lugar – Opel Corsa
No terceiro lugar, temos a 5ª geração do Corsa que está ligeiramente maior e apresenta muitas semelhanças com o outro modelo da Opel – Adam – por fora e por dentro. No Corsa, destaca-se o bom isolamento acústico do compartimento do motor.
Prós
- Agilidade.
- Equipamento de série.
Contras
- Diâmetro de viragem (10,85 m).
- Acesso à bagageira.
4º lugar – Renault Clio
O espaço no habitáculo na parte dianteira é um dos grandes trunfos do modelo francês, juntamente com uma boa agilidade para conduzir no trânsito nas cidades. No comparativo, o Renault Clio perde pela visibilidade medíocre e pela bagageira alta.
Prós
- Muito espaço à frente.
- Isofix no banco do passageiro.
- Distância de travagem.
Contras
- Visibilidade medíocre.
- Bagageira alta.
- Puxador das portas traseiras pouco prático.
5º lugar – Toyota Yaris
O Toyota Yaris é o mais barato dos 5 modelos comparados. Apesar do bom equipamento de segurança e apoio de condutor de série – sistema de travagem ativa em cidade, aviso de saída da faixa de rodagem, sensor de chuva, apoio ao arranque em subida e sete airbags, incluindo para os joelhos do condutor – e da facilidade de acesso dos quatro lugares, o ruído interior (72,7 dB) combinando com um motor menos bom, explicam a última posição neste comparativo.
Prós
- Entrada e saída fácil.
- Conforto dos bancos atrás.
- Equipamento de série.
Contras
- Nível de ruído.
- Encosto da cabeça atrás demasiado baixo.
- Janelas sem função anti-entalamento.