Uma das maiores surpresas do Salão de Frankfurt deste ano foi o Honda Urban EV Concept apresentado pela marca japonesa e que será o seu primeiro modelo 100% eléctrico.
Este novo Honda será construído numa plataforma inteiramente nova e releva a visão que a marca tem para a sua gama de veículos eléctricos.
Este concept car foi apresentado pelo Presidente e CEP da Honda, Takahiro Hachigo que confirmou durante o seu discurso que este carro será uma realidade daqui a 2 anos: “Esta não é uma visão de um futuro distante, a produção da versão deste caro acontecerá na Europa em 2019”.
O que salta à primeira vista é o seu design retro que contrasta com a direcção futurista que tentou passar com a apresentação deste veículo e que parece ter reminiscências de automóveis como os Honda Civic de 1972 e N600, o Fiat 127 e até o primeiro Volkswagen Golf.
No que toca a dimensões, o Honda Urban EV Concept é mais baixo, mais largo e tem um comprimento inferior relativamente ao Honda Jazz.
Mas as maiores surpresas começam com a dianteira e a traseira onde vemos um painel LED que mostra os faróis, o símbolo da Honda e mensagens em diversos idiomas com saudações, conselhos para os outros condutores na estrada e o estado de carregamento do veículo.
As 2 portas têm dobradiças posteriores e permitem o acesso a dois bancos contínuos que criam a impressão de estarmos num lounge. No interior o elemento que se destaca é o painel de instrumentos e o ecrã de dimensões bem generosas e que se estende até às laterais.
A Honda incluirá o sistema avançado HANA (Honda Automated Network Assistant) que actua com um assistente que aprende com base nos comportamentos do condutor e detecta as emoções por detrás dos seus julgamentos. Essa informação é usada para dar novas opções e recomendações para o condutor.
O Honda Urban EV Concept deixou certamente o seu impacto no Salão Frankfurt e a vontade de liderar uma nova visão para o sector automóvel eléctrico. Resta-nos esperar até 2019 para perceber quais as especificações do veículo e o preço a que será colocado no mercado.