Algumas cidades tentaram inúmeras medidas para manter os olhos dos pedestres fora dos seus telemóveis quando atravessam a rua, e nos EUA existiram algumas tentativas estaduais de legislação para forçar uma mudança de comportamento. No entanto, Honolulu definiu oficialmente esse limite e é a primeira grande cidade dos EUA a aprovar uma lei que irá multar quem atravessar a rua enquanto usa o seu telemóvel. A partir de 25 de Outubro, as multas poderão ir desde os 15$ aos 99$. Existe uma isenção para o caso de estar a mexer no telemóvel para chamar serviços de emergência.
O presidente Kirk Caldwell afirma que a sua cidade tem mais acidentes nas passadeiras do que “quase qualquer outra cidade” nos EUA, por isso as multas podem ter um impacto considerável mesmo quando comparadas a cidades viciadas em smartphones como Nova Iorque.
Os críticos afirmam que Honolulu deveria educar melhor as pessoas sobre o uso responsável do telemóvel, em vez de pedir à polícia que as multe. No entanto, o maior problema pode ser a consistência da execução. Tal como acontece com muitas infracções menores, a polícia pode decidir ignorar a situação, a menos que isso leve a algo mais grave como um acidente. A multa pode ser apenas uma formalidade, ainda assim a lei pode ser um sucesso se persuadir algumas pessoas a prestar atenção.