Toners ou tinteiros, esta é a geralmente a opção que temos de fazer para a nossa impressora, mas existe também a terceira opção dos reservatórios de tinta, incorporados pela HP na sua família Smart Tank. A tecnologia significa que em vez de termos que trocar de tinteiros na pior das alturas, quando temos volumetrias razoáveis de documentos, podemos optar por ter uma impressora equipada com depósitos incorporados que podem ser facilmente repostos com recurso a simples frascos descartáveis, mais amigos do ambiente.

A HP Smart Tank 7605 encontra-se no segmento superior de impressoras multifunções da família 7000 de impressoras de reservatório de tinta, oferecendo custos reduzidos para escritórios pessoais e micro empresas com grandes volumetrias de impressão. É igualmente uma opção competente e prática.

Verdadeira Multifunções

O que torna uma multifunções verdadeiramente multifunções? A HP Smart Tank 7605 não deixa a definição por mãos alheias e é uma solução que oferece a um pequeno escritório uma impressora, uma fotocopiadora, digitalizadora e ainda acrescenta fax via Internet, tudo tarefas que desempenha com alguma desenvoltura.

A bordo encontramos um tabuleiro de alimentação para impressão, e um segundo tabuleiro de alimentação automático para a fotocópia e digitalização, uma disposição standard. A única coisa em falta, curiosamente, para um equipamento no geral com impressionantes capacidades, é um sistema duplex ao nível do tabuleiro automático para digitalização/fotocópia que permita imprimir cópias frente e verso sem sarilhos adicionais. Caso este tipo de trabalho seja um regular na vossa vida, ficam avisados.

Como seria de esperar, podemos conectar-nos à impressora via cabo dedicado, Ethernet ou Wi-Fi e o setup é relativamente fácil, emparelhando-se sem problemas com um telemóvel através das apps da HP.

Smart Tank: configuração fácil e sem manchas

Os toners são lendários pela ocasional capacidade de sujar algo ou alguém, enquanto os tinteiros parecem a opção mais limpa de todas. No entanto, experimentando a solução de reservatórios de tinta, fica-se facilmente convencido da simplicidade e mesmo da facilidade com que é possível fazer um setup e reabastecer a impressora sem derramar tinta.

Começando pelo setup, é linear e fácil. A impressora chega com três frascos CMY e dois XL de tinta preta, e teremos tão simplesmente de abrir a impressora, remover o espaçador que vem equipado nas cabeças e seguir as instruções de enchimento que a aplicação HP Smart nos dá. Há dois tipos de frascos, de rosca ou de tampa para abrir para trás, e estão equipados com uma membrana que implica a sua colocação de cabeça para baixo, com uma pequena pressão para abrir a membrana e deixar a tinta jorrar.

Oh não, zero tinta! E agora?
Oh não, zero tinta. Que faço agora?
Cada reservatório está perfeitamente bem identificado.
Basta encher cada um dos reservatórios, graças aos frascos anti-derrame.

Um movimento rápido basta para puxar os frascos e impedir o fluxo de tinta sem mais do que uma pequena mancha no próprio frasco, sem risco de sujarmos alguma coisa. Entretanto, na impressora, cada reservatório está muito bem identificado quanto à cor que devemos colocar em cada qual. Mas eu sei o que passa pela vossa cabeça, porque também passou pela minha: e se eu ainda não tiver tomado o café da manhã (ou se tiver tomado a mais), e simplesmente despejar um tinteiro no reservatório errado?

Se o fizermos numa impressora de inteiros, eventualmente, realocar os tinteiros “pode” resolver o problema, embora depende de qual a cor contaminada e podemos chegar a dizer adeus a um tinteiro se por acaso nos preocuparmos com fidelidade de cor. Com uma impressora de reservatórios de tinta, o processo é algo diferente.

Teremos de encontrar uma forma segura de drenar a tinta do reservatório, seja com uma pipeta, seja pelo caminho do desperdício, imprimindo umas tantas folhas só com a cor problemática, e depois, tendo apenas um mínimo de tinta restante no compartimento errado, tentar dissolver o restante numa solução aquosa e insistir nas impressões de páginas inteiras só com “aquela” cor. Este parece ser o processo de consenso, mas para jogar pelo seguro, podem enviar a impressora para a própria HP. Portanto, se antes de começarem a encher os reservatórios começarem a ter pesadelos e suores frios, não é caso para tanto.

Um ponto importante que diferencia as impressoras Ink Tank das de tinteiros é que nas últimas temos de substituir e instalar apenas os tinteiros propriamente ditos. No caso das Ink Tank, além de encher os reservatórios teremos de instalar (facilmente) as cabeças de impressão. Este hardware é suposto ser durável e aguentar-se mais de um ano, embora não possa citar dados específicos. Seja como for, a sua vantagem é que pode ser substituído como qualquer tinteiro.

Do que realmente gosto

Como impressora polivalente para escritórios domésticos e pequenas empresas, o que mais me agrada na HP Smart Tank 7605 é mesmo a conjunção entre a sua arquitetura de reservatório de tinta e as amplas funcionalidades que oferece. Os reservatórios oferecem não só volumetrias expressivas ao nosso dispor, como comodidade no reabastecimento.

Por outro lado, a HP Smart Tank 7605 oferece um bom equilíbrio entre a impressão de imagens e a pura volumetria de documentos a preto-e-branco, onde a sua velocidade de impressão é bastante rápida. Graças ao seu tabuleiro de alimentação automática podemos digitalizar ou copiar sem problemas um grupo de documentos, e quando falamos de documentos de texto, o processo é rápido. Para algo graficamente mais detalhado, como uma capa de uma Aerojournal ou Batailles & Blindés, o tempo de cópia já fica mais perto de um minuto, principalmente se escolhermos o modo de qualidade, mas a HP está perfeitamente à altura de quem precisa de uma cópia bem detalhada e cheia de cor. Os resultados são francamente bons, graças ao digitalizador de 1200ppp, e copiar algumas páginas do The Fabulous Interiors of the Great Ocean Liners produz detalhe suficiente para vermos escotilhas e contornos de placas mesmo em cascos pretos em imagens antigas.

Portanto, a qualidade de impressão e digitalização é suficiente para termos certeza que a nossa marca fica bem numa brochura ou panfleto, mas também numa apresentação ainda mais formal.

A especificação diz-nos que a velocidade de impressão estará nas 15ppm em preto e branco ou 9ppm a cores, o que me parece não só consistente, como rápido, e em impressão económica podemos atingir 23ppm a preto e branco.

A vocação da impressora para grandes volumes vê-se pelo tabuleiro de alimentação generoso, com capacidade de 250 páginas, 30 envelopes ou 30 cartões, o que nos permite fazer longas sessões de impressão sem andar a interromper tarefas para reabastecer a impressora, embora o tabuleiro de saída aguente apenas 100 folhas de cada vez. Entretanto, o alimentador automático para digitalização leva até 35 folhas. Volumetrias não serão de meter medo a quem tiver esta impressora: a HP diz-nos que inclui 3 anos de tintas HP, o que significa que a 200 impressões por mês os dois frascos XL de tinta preta durarão 3 anos, e valores deste gabarito são impossíveis com cartuchos tradicionais, reduzindo-se seriamente o custo por página para pequenos negócios.

O funcionamento da impressora em si mesma é simples e eficiente. A HP tem as impressoras reduzidas a uma arte e não percebi vícios ou qualquer dificuldade em ajustar os componentes. O painel tátil, em particular, é responsivo e ágil, permitindo navegar rapidamente de forma clara entre as opções de impressão.

Finalmente, não posso deixar de destacar a solução ecológica que a HP Smart Tank 7605 representa: não só há uma menor utilização de plásticos em todo o processo de reposição dos depósitos, como a impressora recorre a 25% de plásticos reciclados.

Do que não gosto tanto

Não há de facto nada de particularmente incomodativo com a HP Smart Tank 7605 que seja digno de muito mais do que uma simples nota de rodapé. O setup inicial é rápido e simples, embora algumas funções adicionais tenham de ser configuras à medida que lá se chega, mas temos sempre as aplicações da HP para nos guiar.

Como disse, não há um tabuleiro duplex para as fotocópias o que, não sendo uma falha em si mesma, pelo menos torna-a menos atraente se o nosso fluxo de trabalho for dominado por fotocópias com frente e verso. Mas são dois pontos que não serão problemas para a maioria dos utilizadores.

Em suma

Com um preço inicial de €449,99 o maior problema da HP Smart Tank 7605 é mesmo o investimento inicial relativamente avultado por comparação a uma mais tradicional OfficeJet Pro de tinteiros. Mas, se conseguirem convencer-se a gastar este valor, então em poucos dias perceberão que fizeram o investimento certo, já que a HP Smart Tank 7605 oferece volume, qualidade e facilidade de utilização absolutamente convincentes para um pequeno escritório. Este é definitivamente um equipamento para quem pensa os seus negócios e objetivos no longo prazo, procurando uma solução fiável e duradoura.

Estamos perante uma impressora polivalente que confere independência ao nosso negócio para imprimir, digitalizar ou copiar documentos importantes em segundos, sem complicações ou necessidade de solicitar serviços de terceiros. A tecnologia Ink Tank demora algo mais a configurar inicialmente do que os clássicos cartuchos, mas a posterior manutenção e reabastecimento é conveniente e rápida, com os frascos à prova de derrame que podemos manter bem fechados até precisarmos deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui