Os equipamentos MateBook foram uma aposta muito interessante da Huawei para uma entrada no segmento de portáteis executivos. Bem fabricados, com design elegante e moderno, além de hardware muito equilibrado, os MateBook encontram-se entre os favoritos dos consumidores, com a mais recente iteração do MateBook 13 a chegar finalmente a Portugal com processadores AMD Ryzen, um bom ano após o seu anúncio internacional. Vamos lá ver então o que nos trará o fim desta longa espera.
Este equipamento inclui um ecrã Huawei FullView com relação ecrã-corpo de 88% e resolução 2K (2160×1440). É de destacar que o ecrã vem num formato 3:2, o que potencia a produtividade com o seu maior espaço vertical para leitura e composição de documentos, por comparação aos mais comuns ecrãs de 16:9. O ecrã não será desadequado a algum trabalho gráfico, já que tem predicados muito interessantes como contraste 1000:1 e 100% de cobertura da gama de cores RGB.
A sua maior novidade, claro, é a inclusão de um muito eficiente Ryzen 5 3500U com gráfica integrada Radeon Vega 8. Os AMD tipicamente necessitam de menos refrigeração que os Intel e a Huawei aproveitou para implementar um sistema de refrigeração inspirado em barbatanas de tubarão, com ventiladores silenciosos e de elevadas prestações. As configurações de memória incluem 8GB de RAM e até 512GB de armazenamento interno SSD, enquanto a bateria mobiliza 41.8Wh.
Fabricado num chassis de alumínio com corte de diamante CNC, o MateBook 13 AMD Edition é um portátil compacto que pesa apenas 1.31Kg e apenas 14,9mm de espessura, facilmente se transportando numa sacola para qualquer lugar.
O Huawei MateBook 13 AMD Edition estará disponível por €899.99 na Worten e na loja online da Huawei.