Recentemente, a Huawei lançou na china os Huawei Enjoy 20 e Huawei Enjoy 20 Plus, este último com conectividade 5G, graças ao MediaTek Dimensity 720 a bordo. Mas, é justo dizer que no resto do mundo a rede 5G ainda não está tão avançada e a marca Chinesa oficializou agora o Y9a, efetivamente um smartphone muito parecido com o Enjoy 20 Plus, mas que troca o Dimensity 720 pelo Helio G80.
Por isso, além da perda de conectividade 5G, que não fará grande diferença, também teremos uma performance algo mais modesta, apesar deste octa-core vocacionado para o gaming não ser nada de se deitar fora. Aqui estará acompanhado de 6 ou 8GB de armazenamento interno e 128GB de armazenamento interno expansível via NM card.
O restante hardware inclui um ecrã IPS LCD de 6.3 polegadas FHD+ completamente livre de interrupções, graças à inclusão da câmara frontal de 16MP num módulo pop-up. Ainda nas câmaras, encontramos atrás um módulo circular com 4 unidades, uma sendo particularmente impressionante, com 64MP, acompanhada de uma ultragrande angular de 8MP, uma câmara macro de 2MP e ainda um sensor de profundidade de 2MP.
Ora, quanto à bateria, o Huawei Y9a será equipado com uma unidade de 4200mAh, mas dependendo da região o carregamento será de 40W ou apenas 22.5W, parecendo que a rifa saiu à Europa para ficar com este carregamento mais lento.
Finalmente, o Huawei Y9a traz a EMUI 10.1 com Android 10. Não há Google a bordo, como já é expectável, mas sim os Huawei Mobile Services, que já oferecem uma ampla gama de aplicações e serviços para não sentirmos falta da Play Store.