Antes de chegarmos a ver a actualização para o Android Q chegar a vários Huawei, a Huawei começará a disseminar a nova EMUI 9.1 baseada no Android Pie ainda esta semana, começando pelo Mate 20.
Mas o Huawei Mate 20 (incluindo Mate 20 Pro, Mate 20 X, Mate 20 RS Porsche Design) não estará sozinho na recepção desta nova iteração da EMUI. Ao longo de Julho, mais dispositivos receberão a actualização, incluindo os Huawei P20, Nova 3, Mate 10, Mate 9, Y6 Pro 2019, Y5 2019 e Y9 2019. A família Huawei P10 receberá depois a EMUI 9.1 em Agosto, o que não deixa de ser louvável, considerando que os dispositivos já têm dois anos.
Ao todo, serão 23 dispositivos destas famílias que receberão a EMUI 9.1 até Agosto, mas irão seguir-se outros, incluindo os Nova 4, Honor 9i, Honor 20i, Honor 7X, e os MediaPad M5.
O que esperar da EMUI 9.1
A EMUI 9.1, tal como a EMUI 9.0, é construída sobre o Android Pie, apostando num look mais minimalista, mas apostando muito fortemente em inteligência artificial e interconectividade, permitindo emparelhamento de um só toque com os MateBook, e na performance geral, com uma evolução da GPU turbo com suporte nativo para mais 51 jogos.
A EMUI 9.1 inclui ainda medição AR capaz de calcular dimensões objectos, ou alternância inteligente de cartão SIM, o que permite alternar automaticamente entre cartões SIM, dependendo de qual tem a melhor conexão disponível.
Talvez mais interessante é o sistema de ficheiros EROFS, uma tecnologia da Huawei que aposta em algoritmos de compressão mais modernos, permitindo ocupar ao mesmo tempo menos espaço e recuperar dados mais depressa, aumentando efectivamente a performance real do dispositivo-