Se estão à procura de um upgrade para a vossa Raspberry Pi, a nova board Huawei Hikey 960 é todo um novo campeonato em capacidades e potência.
Como o nome indica, a Hikey 960 tem no seu centro o HiSilicon Kirin 960, o primeiro octa-core a chegar ao mercado com os novos ARM Cortex-A73 e gráfica Mali-G71. Com 3GB de RAM LPDDR4 e 32GB de armazenamento e compatibilidade com vídeo 4K, a Hikey 960 tem a capacidade de processamento de um smartphone topo de gama e será um cavalo de batalha para quem quiser codificar em Android sem muitas limitações.
A board tem apenas HDMI 1.2a, permitindo output de vídeo FHD apenas, mas inclui Bluetooth 4.2., Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac dual band, conectores de 40 e 60 pinos, USB-C e ranhura PCIe m.2.
Com estas especificações, a Huawei Hikey 960 é a board mais potente disponível com foco na programação e desenvolvimento em ambiente Android. A sua performance é efectivamente comparável à de um smartphone topo de gama, como por exemplo, o Huawei Mate 9 ou o Huawei P10.
A Huwei não esteve sozinha na criação desta board, contando com a colaboração directa da Google, LeMaker, Archermind e ARM e o apoio da Linaro. A sua chegada ao mercado no próximo mês colmata assim uma carência percepcionada por estas organizações, no sentido em que muitos programadores recorrem ainda a arquitectura x86 para compilar aplicações Android, numa altura em que a Intel já saiu por completo do ecossistema.
O passo em frente será, então, oferecer a makers e programadores ferramentas ARM para criar em arquitectura ARM.
Graças à colaboração da Google, a Hikey pode receber já o Android Nougat, mas apenas via linha de comandos, como a Google detalha.
A Hikey 960 começará a ser enviada no início de Maio e terá um preço que ronda os €200, sujeito a confirmação.