Bom, tenho mantido uma firme convicção de que o Huawei Maimang 6, com quatro câmaras será o Huawei Mate 10 Lite, mas tenho de confessar que as minhas contas se baralharam: o Huawei Maimang 6 apareceu na Malásia como Huawei Nova 2i.
Fora o branding com nome idêntico, jamais conseguiríamos confundir este Huawei Nova 2i com os restantes membros da gama, os Nova 2 e Nova 2 Plus que a Huawei apresentou em Junho. Certo, falamos de equipamentos que partilham um processador (o Kirin 659), mas em termos estilísticos nada os liga, com o Nova 2i a ser muito obviamente um rebento da equipa de design do Huawei Mate 9, com o seu módulo fotográfico duplo na vertical.
Seja o que for, não é de todo um terminal que possamos dizer que foi pensado e desenhado pelas mesmas pessoas, ou concebido para ser incluído na gama Nova. Um nome é apenas isso: um nome.
E como em termos de nomes o Maimang 6 já vai em dois, um terceiro não é impossível: Huawei Mate 10 Lite. Confesso que a abordagem à construção e às especificações faz sem dúvida mais sentido para a gama Mate que para a gama Nova, ainda que – no fim de contas – este equipamento acabe por ser bastardozinho que não encaixa verdadeiramente em lado algum.
Um smartphone marcante para a Huawei
O Huawei Maimang 6 é um dispositivo muito interessante para Huawei, já que de uma só vez é o seu primeiro terminal com 4 câmaras fotográficas e o primeiro com um ecrã 18:9 que tem vindo a tornar-se muito requisitado e extremamente comum entre os principais concorrentes Asiáticos da Huawei.
Com o Kirin 659, o Maimang 6 (ou Nova2i) é um dispositivo muito poderoso quando levamos em conta os 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. As câmaras são de 13+2MP à frente, e 16+2MP na face traseira, enquanto a bateria é de 3340mAh.
Uma alternativa Honorável
Por mais potente que seja o Maimang 6, a confirmar-se uma boa parte do que é imputado ao Honor 7X, este será um dispositivo potencialmente revolucionário, que também marcará a história da marca Chinesa por incluir os primeiros núcleos custom da HiSilicon, além de um hardware absolutamente inquestionável.
Não seria a primeira vez que um Honor surgia em alguns mercados como Huawei. Penso imediatamente no Huawei Mate 9 Lite que era um Honor 6X. Mas este não é um caso que eu possa dizer que foi um grande sucesso ou faça escola.
Huawei Mate 10 Lite, quem és tu?