Com 100 milhões de unidades de smartphones vendidos a nível global, a Huawei volta a mostrar que é uma marca pouco vulnerável às estagnações e mudanças de mercado, mas em Portugal o seu resultado foi particularmente bom, permitindo-lhe dominar o mercado de smartphones durante o mês de Maio, à frente de Apple ou Samsung.
Embora o mercado nacional seja amplamente dominado pelas vendas na gama média, segmento onde a Huawei já mostra forte vontade de dominar, quer em mote próprio, quer via Honor, é precisamente nos flagships que a marca assistiu a uma evolução de maior destaque. As vendas neste segmento cresceram efectivamente 120%, impulsionadas pela excelente recepção à nova geração de topos de gama que incluem os Huawei P20 e Huawei P20 Pro. Apostando fortemente na qualidade de construção e na inovação fotográfica, a Huawei fez do P20 Pro o primeiro smartphone com três câmaras principais, mas a implementação de algoritmos de inteligência artificial permite-lhe ainda classificar este dispositivo como o primeiro de uma nova era, a dos intelligence phones.
No entanto, o percurso de sucesso da Huawei deve ser descoberto olhando bem para trás, depois de sucessos como os do Huawei P9 que colocou no mercado a primeira câmara dupla Leica, ou as apostas fortes da gama Mate a partir do Huawei Mate 9, com a marca Chinesa a mobilizar estes equipamentos para estabelecer uma imagem inabalável de boa relação custo-benefício para os seus smartphones.
Ainda mais fundamental para a Huawei é a proximidade com o utilizador final e o suporte pós-vendas. Num momento em que se dava a grande explosão tecnológica Chinesa, a Huawei foi a primeira marca a perceber a importância de dar a face e ter uma relação presencial com os seus utilizadores. Tornou-se assim a primeira marca Chinesa a sair das fronteiras do grande país do Oriente enquanto as suas concorrentes se mantinham agarradas à facilidade das vendas online e, com isso, pode afirmar-se como pioneira e pivô da ascensão das marcas Chinesas como nomes de confiança e a sua conotação com qualidade tecnológica.