A Huawei tem lançado teasers para o Huawei P20 com a tagline “See Mooore”, e todos nós pensávamos até agora que a triplicação do “o” representava as três câmaras do que sabemos ser o Huawei P20 Pro. No entanto, um novo vídeo promocional relativamente a vermos mais aponta para uma nova direcção: o Huawei P20 ou o Huawei P20 Pro terá câmara super lenta, super slow motion, ou o que lhe possamos chamar.
A funcionalidade foi lançada pela primeira vez pela Sony nos seus equipamentos Xperia de gama alta e passou também para o Samsung Galaxy S9. Entretanto, com o lançamento dos Sony Xperia XZ2 e XZ2 Compact, a Sony aumentou a parada para o super slow motion em FHD.
A Huawei tem promovido fortemente a inteligência artificial no futuro Huawei P20 e o seu envolvimento nas suas capacidades fotográficas. Esta é a primeira vez que faz um tease da câmara super lenta, e não é claro se ambos os P20 a possuirão, se apenas o Pro: a lógica diz-me que terão que ser os dois, já que possuirão capacidades de processamento idênticas.
Slooow moootion #ImmaginaOOOltre #HuaweiP20
Congrats 4 u cats… @SofiaLehtimaki 🙃
🌞#catlover pic.twitter.com/AX3mxLvtg6— Ricciolo (@Ricciolo1) March 18, 2018
O que fica por saber
O vídeo não nos permite neste momento adivinhar qual a resolução ou as fps da câmara lenta no Huawei P20. Aqui, mais uma vez, temos que recorrer ao que me parece lógico: com as suas concorrentes a mostrarem câmaras capazes de quase 1000fps em FHD, parece pouco provável que a Huawei se gabe de algo menos que isso.
Por outro lado, a implementação desta feature será fundamental. Na primeira geração, incluída nos Xperia XZ Premium e Xperia XZ1, a funcionalidade era algo errática, sendo difícil capturar exactamente o momento que queremos. No Samsung Galaxy S9, a Samsung introduziu a capacidade para o smartphone detectar movimento na imagem, iniciando a câmara lenta, assumindo – inteligentemente – que o movimento brusco seria aquilo que queríamos lentificar.
Poderá a Huawei colocar-se ao mesmo nível das suas concorrentes neste domínio?