A Huawei anunciou ontem num evento na China o 5G Balong 5000, o seu primeiro chip 5G capaz de ser utilizado em smartphones ou equipamentos domésticos de banda larga. Embora o anúncio seja em si mesmo enorme, no final da conferência, a Huawei deixou no ar que durante o MWC poderíamos ver o seu primeiro smartphone dobrável 5G.
Em paralelo com o 5G Balong 5000 e a Huawei 5G CPE Pro, a Huawei anunciou ainda o primeiro switch com AI integrada, com o que pode prometer uma latência inferior a 10 milissegundos e um consumo de menos de 8W. Com estes anúncios, a Huawei pretendeu mostrar que possui uma solução 5G completa que poderá ser utilizada em desde smartphones a veículos autónomos com elevada eficiência, mostrando o caminho do futuro.
Ora a Huawei não anunciou especificamente a chegada do seu smartphone dobrável 5G, mas o site AndroidPolice apercebeu-se da peculiar mensagem reproduzida perto do final da apresentação que aqui veiculamos
“Iremos ver-vos em Barcelona.
Tal como smartphones 5G”
https://youtu.be/Zwvu-jbG1Lg
Dito deste modo, não há grande espaço para dúvidas: a Huawei deverá mesmo utilizar o grande palco de Barcelona para mostrar o seu primeiro smartphone dobrável e com capacidade 5G.
Isto não quer dizer que o dispositivo esteja disponível antes do segundo ou terceiro trimestre, claro. Para já muito pouco se sabe sobre este equipamento da Huawei, mas pela apresentação acima (pelas imagens, pelo menos), a Huawei tenciona utilizar o seu Balong 5000 em conjunto com o Kirin 980, o que parece deitar algo por terra a ideia de que a Huawei traria para o mercado um refresh que poderia ser o Kirin 985 ou o Kirin 990.
Com o MWC de Barcelona a iniciar-se a 24 de Fevereiro, não temos muito mais tempo por que esperar.