O site iFixit é líder de mercado em termos de desmontagens de smartphones e reparações, tendo o seu artigo sobre o Samsung Galaxy Fold exposto alguns pontos de fraqueza do fantástico smartphone da Samsung. Curiosamente, o site removeu agora o artigo que nós ainda ontem citamos, aparentemente sob pedido da Samsung.
No artigo da iFixit, ficou muito patente como o Samsung Galaxy Fold pode ser vulnerável à entrada de humidade e poeiras que, em contacto com o ecrã OLED, o poderão danificar e encurtar a sua vida útil. O teardown não é, de resto, particularmente agressivo para a Samsung, e embora aponte para um smartphone extremamente difícil de reparar, manteve a neutralidade que o site geralmente possui.
A remoção do artigo deixa agora algumas perguntas, mas a verdade é que quem teve a oportunidade de ver o artigo não deixou de se questionar como teria o iFixit obtido a unidade do Galaxy Fold, já que a Samsung não o teria fornecido senão a jornalistas, e quase certamente não o teria fornecido ao iFixit. Pior, a Samsung já havia mandado recolher todas as unidades do Fold há cerca de uma semana.
Segundo a explicação do iFixit, parece que um dos seus parceiros meteu o pé na argola, e forneceu o equipamento de testes sem devida permissão. Não sabemos que parceiro foi este, já que o site foi suficientemente ambíguo para o sabermos, e não terá sido certamente a Samsung directamente, ou o artigo poderia dizê-lo tacitamente.
Alguém se viu, portanto, em água quente, quando a Samsung pediu todas as unidades de volta, e o tal parceiro percebeu que a sua unidade estava desmembrada algures nas oficinas do iFixit. Foi a esse parceiro que a Samsung pediu a remoção do artigo e o site aquiesceu por “respeito” a esse parceiro.
Censura ou justificado?
Para muitos, a Samsung pode ficar mal na fotografia, mas por mais útil que o teardown do iFixit tenha sido para muitos de nós, a verdade é que o site recebeu de forma não autorizada um dispositivo que não lhe era destinado e desmembrou-o antes deste chegar ao mercado. Não é algo que o iFixit costume fazer.
Para o seu suposto “parceiro”, as coisas também não são lineares. Quando uma marca fornece a alguém um equipamentos de testes, é com uma finalidade clara e dentro de algumas restrições. Alguém falhou com o compromisso e passou o equipamento a terceiros, em benefício próprio, e viu-se em água quente quando o recall foi feito e o equipamento já não estava nas suas mãos.
A decisão do iFixit foi a correcta: é certo que o Galaxy Fold alterará o seu design e levará a cabo melhorias, e o artigo original perderia a relevância. Aguardamos pela versão definitiva do Fold e o seu futuro teardown.
[…] iFixit remove teardown do Galaxy Fold. Mas porquê? TekGenius […]