Ecrãs perfurados, zoom óptico, 48MP. Não, estas não são revoluções a sério por comparação à possibilidade da Huawei se preparar para lançar um smartphone com uma câmara fotográfica cujo destaque será o foco através de uma lente líquida. Inacreditável? Nem por isso.

O foco numa câmara fotográfica é obtido através do movimento relativo dos elementos numa objectiva. Isto implica ocupar espaço com estes elementos móveis e, num smartphone, espaço é coisa que nunca abunda.

Para resolver este problema, a Huawei poderá ter desenvolvido uma câmara mobile que inclui uma lente líquida, ou mais especificamente líquido entre duas lentes.

Mas como foca o líquido? Essencialmente, este líquido é composto de partículas que podem ser reorganizadas com controle fino de uma pequena voltagem aplicada a um dos lados da lente. Conhecendo as propriedades da luz quando viaja através desse líquido, torna-se possível utilizar esta voltagem para permitir à luz que passa pela lente convergir no plano focal desejado.

A tecnologia promete uma capacidade de foco em tempo recorde, além de ser compacta e poder significar o fim das protuberâncias que as câmaras fotográficas acabam por causar nos smartphone.

A informação que chega sobre a câmara fotográfica com lente líquida aponta para um módulo fotográfico com três câmaras, incluindo uma RGB e uma monocromática, mas não indica grandes pistas quanto a qual o smartphone que poderá trazer esta impressionante novidade para o mundo mobile. Mas que será uma revolução, isso será.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui