As GPU Iris Xe integradas têm sido muito bem acolhidas pelos fabricantes e pelo mercado e geral, pela capacidade que apresentam para uma gráfica integrada. Ora a versão discreta das GPU Iris Xe começou agora a chegar às OEM para instalação nos desktops de mercado de massa.
Para os portáteis, a Intel já oferece a Iris Xe MAX, e agora os desktops recebem também as vantagens de uma gráfica discreta que disponibiliza descodificação AV1, Display HDR, inteligência artificial e claro, menos restrições quanto a consumo energético e emissão de calor, o que permitirá certamente aumentar a potência apesar de termos 80 unidades de execução em vez das 96 da versão integrada.
A Iris Xe desktop incluirá igualmente 4GB VRAM e tem o apoio de várias OEM, incluindo a ASUS que apresenta uma unidade com refrigeração passiva, enquanto uma outra versão é igualmente conhecida com uma dupla ventoinha. Tudo dependerá do tipo de sistema que queremos e do espaço disponível.
Ora, estando disponível para as OEM não é certo que as Iris Xe estejam disponíveis para venda diretamente ao consumidor final. Para as OEM oferecerá pelo menos uma opção barata para uma gráfica discreta, com vantagens face às integradas.