Temos assistido a um fenómeno recente de pessoas que escolhem as redes sociais para porem termo às suas vidas. Mas também já vimos essas mesmas redes permitirem o alerta antecipado para a possibilidade de suicídio, com consequente salvamento de vidas.
Face a isto, o Facebook tenciona evoluir as suas ferramentas de prevenção de suicídio, munindo qualquer pessoa no Facebook, Facebook Live e Facebook Messenger, com a capacidade para alertar o Facebook e tentar chegar à pessoa em vias de suicídio.
Do lado da pessoa prestes a tentar o suicídio serão igualmente mostradas opções de ajuda e poderão sempre usar o Facebook para entrar em contacto com agências de prevenção do suicídio.
A implementação de Inteligência Artificial em todo o processo permitirá à rede social analisar padrões de posts atribuídos a suicidas, detectando-os antecipadamente.
Para já, as novas ferramentas estão disponíveis apenas nos EUA de onde se irão propagar para outros países.
Com um historial longo de opções para prevenção do suicídio, o Facebook vê-se com novas tendências e um número sem precedentes de utilizadores, o que exige a optimização dos recursos disponíveis. Com maiores opções para publicação de vídeos, inclusivamente em directo, o texto também não é já a única vertente a que o Facebook deve estar atento, necessitando de novos métodos para detecção e análise rápida de vídeos.
O suicídio entre as camadas jovens é a segunda maior causa de morte a partir da adolescência.