Uma colaboração entre o Lab for Social Machines do MIT e a equipa Consumer Tech and Media da McKinsey quer usou o filme Up para quantificar e “ensinar” as emoções aos computadores para criar AI que possa contar histórias emocionais.

Como se ensina emoções a AI? Faça-os assistir a filmes. O modelo de aprendizagem de máquinas do MIT viu “milhares” de filmes e, eventualmente, conseguiu monitorizar e rotular marcos emocionais. Crucialmente, essa pesquisa queria que a AI entendesse como o filme desencadeava as emoções, usando música, diálogo, ângulos de câmara, etc.

Conforme discutido na publicação no blog, a máquina observou a sequência de abertura triste de Up, decidindo os excertos da história que tiveram os impactos mais emocionais, tanto positivos como negativos.

Para medir a precisão da AI, a equipa tinha voluntários que assistiram aos filmes, depois gravaram as suas próprias respostas emocionais e depois rotularam as especificidades do que os motivou. De seguida ponderaram o quanto cada elemento contribuiu para essa emoção. A atribuição de valores numéricos à pesquisa permitiu que os investigadores refinassem a sua rede neural para que acompanhasse a forma como as pessoas sentiam.

Embora um objectivo a longo prazo seja que a AI crie histórias emocionalmente convincentes e poderosas por conta própria, por enquanto, os investigadores dizem que a melhor forma de usar essa tecnologia é “aprimorar [o trabalho dos contadores de histórias] fornecendo informações que aumentam a atracção emocional de uma história – por exemplo, identificando uma partitura musical ou imagem visual que ajuda a gerar sentimentos de esperança”.

De facto, a detecção de emoções é cada vez mais comum, a Disney usou o reconhecimento facial para detectar emoções durante as exibições de filmes. Não é funcionalmente diferente de monitorizar o filme para grupos de foco para comercializar filmes de forma mais eficiente, mas a indústria cinematográfica é um negócio e está muito mais interessado em AI como um elemento gerador de lucro do que como um criador de poesia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui