Foi na CES de 2017 que a Lenovo aproveitou para apresentar os novos Glass C200, uns óculos inteligentes, que usam duas das novas tendências da indústria, a realidade aumentada e a inteligência artificial. Estes novos óculos com o software proprietário da Lenovo, permitem aos clientes comercias executar as suas funções melhores, aceder à informação mais rapidamente, conectar-se remotamente com outros colegas de maneira mais fácil e rápida.
Os novos Lenovo Glass C200 são uns óculos inteligentes com uma lente, que conseguem identificar objectos da vida real através de tecnologia de inteligência artificial. Este produto é composto por duas unidades, os óculos e uma unidade para ligar o seu telemóvel.
Os óculos são muito leves, pesam apenas 60 gramas e correm Linux. Apenas usam um olho para melhor a percepção das realidades misturadas, podendo visualizar assim o mundo real e o com realidade aumentada ao mesmo tempo. Após fazer download da aplicação dos óculos para o seu telemóvel, basta conectar o mesmo a unidade para este efeito, que vai efectuar a conexão entre os óculos e o seu telemóvel. Isto vai permitir aumentar a performance e a capacidade de conexão LTE dos óculos.
Os Glass C200 permitem recolher informações sobro o campo de visão de quem os utiliza, podendo fornecer instruções passo a passo, identificar equipamentos com defeitos, acabando por explicar como reparar os mesmos, ou ajudar a solucionar problemas de um colega remotamente continuando com as mãos estão livres.
Este dispositivo tem a capacidade reconhecer até 20 tipos de objectos, assim como esquemas de edifícios com o auxilio de imagens reais. Também usa um software de inteligência artificial, chamado Lenovo NBD Martin, para identificar as imagem para as quais estamos a olhar e as classificar.
A Lenovo NBD Martin permite perceber o cenário e os objectos presentes através da “visão do computador”, analisando a informação fornecida pelos óculos, câmara, sensores, padrões de utilização do portador dos mesmos. Estas informações recolhidas, vão ser posteriormente utilizadas pelo poderoso assistente virtual, que recebe comandos de voz, gestos ou cliques em botões, para facilitar as funções do utilizador, fornecendo a informação que este pretende para terminar as suas tarefas.
A Lenovo também desenvolveu uma plataforma de software chamada Lenovo NBD Titan, o que permite os utilizadores com qualquer nível de skills de programação criar e editar rapidamente conteúdos de realidade aumentada.
Esta solução traz conteúdos de realidade aumentada para todos os utilizadores, com o software de edição visual que pode operar em vários dispositivos e plataformas. Os utilizadores podem mergulhar num mundo de realidade aumentada, onde podem manipular e editar conteúdos numa cena de realidade aumentada sem problemas. Por exemplo, isto pode vir a ser aplicado em remodelação de interiores, tornando-os mais fáceis e oferecendo um espaço virtual para experimentar arquiteturas e designs interessantes – tudo sem exigir grandes capacidade ou habilidades de programar ou desenvolvimento.
Este produto encontra-se disponível no site newbd ou da Lenovo. A produção em massa é esperada começar em Junho de 2017.