Na vida, somos o que a vida nos deixa ser. Nos jogos, somos quem a nossa imaginação deseja ser. Os nossos alter-egos são a cristalização de sonhos que as forças da sociedade nos impediram de realizar e, por isso, nada de surpreendente quando a Lenovo nos diz que 52% dos gamers se identificam mais com o seu alter-ego, que com a sua identidade no mundo real.
Mas é essa dualidade celebrada? Claro que não! Os jogos são um escape para a nossa imaginação agrilhoada por horas de trabalho extenuante e repetitivo que queima os neurónios. Mas quando saltamos para dentro daquele cockpit, repomos as munições ou pisamos pela primeira vez um território hostil, a mente liberta-se, o espírito flui e o corpo recupera a sua paz. Exceto quando perdem o loot todo no Lost Light, voltam atrás para o recuperar, perdem-no a segunda vez, uma terceira, e francamente acabou o dia e já só almejam pelo café às 7H do dia seguinte. Quem nunca?
Paremos de falar de mim por momentos. Sim, a nossa dualidade deve ser celebrada, e para o fazer, relembrando que os Legion são o verdadeiro portal para mundos fantásticos e escapadelas inesquecíveis, a Lenovo aliou-se a Salva Espin (Salva Espín (@salva_espin_art) • fotos e vídeos do Instagram), designer de jogos e ilustrador de BD, para criar autocolantes “Second Skin” que mostram que há em nós um médico que esconde um mago, um informático que esconde um guerreiro, ou um analista de qualidade e melhoria contínua que tem em si um mercenário com uma pontaria sofrível. Mas este artigo não é sobre mim, outra vez.
Os stickers são algo digno de se ver, e invocam a nossa vida longe dos grilhões de um trabalho das 9 às 6 sem contar com horas extras, e estão num campeonato de ideias que me lembram o trabalho de Boris Vallejo em “Que Paródia de Férias”, ao nível conceptual, claro.
Christian Dotzauer, Líder de Marketing da EMEA da AMD, comentou que “Esta investigação aponta para
uma importante verdade sobre o papel das experiências de gaming na vida de muitas pessoas como
fonte de diversão, ligação social rica, e verdadeira auto-expressão. As comunidades que se formam
em torno do gaming são diferentes de quaisquer outras, e estamos muito felizes por colaborar com
a Lenovo e celebrar os gamers, trazendo o seu verdadeiro eu para outros aspetos das suas vidas
através destes autocolantes.”
Palavras sábias, de facto. Os camaradas feitos à volta de uma mesa de Magic, em milhentos rounds de CS-Go: escolham o vosso sabor, é igual para todos. É diferente, é único.
E é diferente para todos, mesmo. Segundo o estudo da Lenovo, diferentes profissionais preferem diferentes jogos. A investigação da Lenovo concluiu que trabalhadores de áreas administrativas (44%), de medicina e saúde (42%), financeira (38%) e científica (40%) sentem-se no seu “eu” mais autêntico quando jogam jogos de estratégia. Já profissionais do ramo informático (45%) e criativo (40%), por exemplo, sentem-se mais autênticos quando jogam RPG. Embora não tenha sido participante neste estudo, bem que poderia ter sido, porque estes dados são-me bem familiares.
O autocolante final será criado pela Lenovo Legion Gaming Community. Qualquer pessoa pode
submeter o seu design alusivo à dupla personalidade gaming vs. vida real, basta responder à thread
da Comunidade e carregar o seu trabalho artístico. O prazo para as submissões é 26 de janeiro de
2023, altura em que Salva selecionará pessoalmente o seu favorito antes de trabalhar com o
vencedor para juntos transformarem o conceito no design final.